23.4 C
São Paulo
quarta-feira, 28 fev, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Santo André

22º Festival de Inverno de Paranapiacaba termina com público de 200 mil visitantes

Evento contou com apresentações culturais, opções gastronômicas e o charme da vila ferroviária durante quatro dias

Santo André, 30 de julho de 2023 – O encerramento da 22ª edição do Festival de Inverno de Paranapiacaba ocorreu neste domingo (30). Durante dois finais de semana (22, 23, 29 e 30 de julho) o evento reuniu cerca de 200 mil pessoas, que puderam aproveitar diversas apresentações culturais, opções gastronômicas e todo o contexto histórico da região, incluindo a tradicional neblina da vila.

Ao todo, foram mais de 60 atrações e a participação de aproximadamente 300 artistas de Santo André e da região metropolitana que se apresentaram em seis pontos principais, incluindo palcos, coreto, espaços culturais e até mesmo as históricas vielas da vila inglesa. 

“Esta foi a primeira edição do Festival de Inverno de Paranapiacaba que realizamos no formato original depois da pandemia e o evento foi um grande sucesso. O público aproveitou intensamente a programação e curtiu a principal atração do FIP, que é a própria vila”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

O casal Paulo e Carolina Reis elogiou a música e a diversidade gastronômica do evento. “As barraquinhas e os food trucks estavam bem localizados e espalhados pelas ruas daqui. Sem falar das músicas, agitou bastante”, comentou a moradora de Utinga.

Rafael Edgar da Silva, de 30 anos, foi curtir a programação deste domingo (30), último dia do FIP em 2023, e já criou expectativa para o próximo ano. “Quero voltar para conhecer a Vila sem a neblina também. Aqui é um lugar curioso pelas histórias e as lendas. Mesmo sozinho, fui fazendo amizades onde parava. Valeu demais”, comemorou o visitante, que foi de Itapecerica da Serra até Paranapiacaba em um trajeto de três horas.

O transporte gratuito que a organização do evento proporcionou até a parte baixa também foi elogiado. “Ótima estrutura de vans e ônibus. Parei o carro no estacionamento e não tive problemas em chegar com o Bento, minha esposa e filho”, explicou Diego Beraldo de Oliveira, que mora em Mauá e fez sucesso ao curtir o festival acompanhado do Bento, um simpático cachorro golden de 11 meses.

Na avaliação do secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli, a 22ª edição do Festival de Inverno de Paranapiacaba foi bastante positiva. “Superamos todas as expectativas. O festival, mais uma vez, confirma ser um evento que agrada as pessoas, que traz entretenimento, alegria, shows, festa para as crianças, adultos e famílias. Por isso, a cada ano procuramos melhorar ainda mais a estrutura do nosso FIP”, afirmou.

Entre as apresentações deste último dia do FIP, a ocupação Coletivo Rock ABC foi um dos destaques. Na ocasião se apresentaram na quadra da Emeief de Paranapiacaba as bandas Ezúmia, O Velho Bucaneiro, Decreto sem Lei, The Damnnation, Siegrid Ingrid, Flicts e Torture Squad.

A 22ª edição do Festival de Inverno de Paranapiacaba trouxe novidades para a vila inglesa, como a entrega do campo de futebol do clube União Lyra Serrano, considerado o primeiro com medidas oficiais do país, totalmente restaurado, além da entrega do campo, foi inaugurado o Memorial Charles Miller, que conta a história sobre o pai do futebol no Brasil e um dos principais responsáveis pela chegada do esporte ao país.

Texto: Caroline Terzi

Artigos Relacionados

W3G promove caminhada de conscientização no Parque Central

Juliana Bontorim

Santo Andre inicia preparativos para primeira Hamburgada do Bem de 2023

Juliana Bontorim

Fotógrafa andreense integra exposição de arte digital em São Paulo

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error