21 C
São Paulo
domingo, 3 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal São Bernardo do Campo

ACISBEC completa 78 anos de sua fundação

A ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo) realizou o evento em comemoração aos 78 anos de sua fundação na quarta-feira (28), um dia após a data oficial do aniversário (27), quando a instituição foi criada formalmente.
Participaram diversos convidados entre autoridades, empresários, representantes de instituições como o Rotary São Bernardo do Campo, os parceiros Sebrae e Sicredi, colaboradores e imprensa. O secretário da SDECT (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo) Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Hirouyki Minami, representou o prefeito Orlando Morando.
Homenagens abriram o evento e a noite foi marcada por emoção. O ex-presidente, Valter Moura, falecido em junho, foi lembrado pelo seu empenho e dedicação por mais de 30 anos como dirigente da instituição, sempre com apoio da diretoria. Em sua memória foi lançado um busto de bronze. As outras gestões também foram destacadas com a reinauguração da galeria de ex-presidentes, todos in memoriam, que passaram pelas diferentes gestões.
Em especial, Sergio Lalli, recebeu homenagem póstuma, tendo falecido recentemente.

Memória – O painel de fotos e o busto, que ficam na entrada principal, foram descerrados pela esposa Vera Moura e pelo filho, Vinícius Moura, na presença de diversos convidados. O clima de emoção tomou conta do momento com a música do saxofonista, Rogério Vieira Travagini.
O busto foi confeccionado pelo escultor-retratista, Toco Dias, do Ateliê Toco Dias Arte e Escultura, de Sorocaba. A peça impressionou pela fidelidade e expressão da imagem real.
Valter Moura, que esteve por 40 anos na ACISBEC, dos quais 33 como dirigente, recebeu também uma homenagem em vídeo contando a sua história e empenho, tendo dedicado parte da sua vida à instituição. O presidente do Rotary Clube São Bernardo do Campo, Marcio Koiti Takiguchi, lembrou que o ano Rotário, que vai até junho de 2023, ganhou o título Ano VALTER MOURA para lembrar o companheiro emérito in memoriam.
União – O presidente da ACISBEC, Valter Moura Júnior, abriu o evento celebrando a fundação da ACISBEC lembrando que esteve ao lado do pai desde jovem quando inaugurou o Núcleo de Jovens Empreendedores, e que pretende retomar. E o que não vivenciou na prática, conhece pela história.
“Muitas mudanças que ocorreram na cidade tiveram parte da atuação do meu pai. Ele sempre dizia: a história da ACISBEC se confunde com a história de São Bernardo. E é fato, não somos uma instituição partidária, trabalhamos a livre iniciativa, mas, a política também passa por aqui. Temos interesse em contribuir com uma cidade melhor para o comércio, mas também para toda a sua população. Por isso, faremos a diferença, sempre com o apoio de vocês, integrantes da diretoria e colaboradores”, disse.
Na oportunidade, o presidente Valter Moura Júnior, também destacou que a ACISBEC vive um momento dinâmico e traz novidades. Alguns projetos serão retomados e outros lançados, como o Café com o Presidente, ainda neste ano, que tem o objetivo de trocar informações. “Mas também apresentar a entidade para aqueles que não a conhecem. Mostar que queremos o empresário aqui dentro e o que temos a oferecer e as vantagens que eles podem usufruir”, disse.
100 anos – Para encerrar, Moura Júnior repetiu a frase do seu pai em uma entrevista registrada pela imprensa por ocasião de um evento na ACISBEC. Perguntado sobre o que ele esperaria para a entidade, em 2044, no ano do seu centenário, Valter Moura respondeu: “Gostaria de ser lembrado como alguém que se dedicou grande parte de sua vida para a Associação, integralmente, de corpo e alma. Que procurou fazer o máximo para que a entidade fosse legitimamente representada. Que ela fosse respeitada, tanto na cidade, como fora da cidade e até no exterior”. Ele era visionário e audacioso. Estamos aqui para dar continuidade e fazer o melhor, com o apoio de toda diretoria”, finalizou.

Galeria de ex-presidentes:
Manoel Corazza – 1944-1960
Armando Iezzi -1960-1961
Ezio Gardano – 1961-1963
Aimard de Oliveira -1963-1964
Horácio Consiglio – 1964-1969
Otto João Gustavo Bethke -1970-1976
Marcel Preotesco – 1976-1983
Hélio Marçon – 1983-1985
Sérgio Lalli -1985-1989
Valter Moura -1989-2022

Da Redação

Imagem:  Raphael Federighi

Artigos Relacionados

Unidade da Rede Lucy Montoro é inaugurada em Diadema

Juliana Bontorim

São Bernardo realiza 5ª edição do Festival do Cambuci

Juliana Bontorim

OAB São Bernardo promove homenagem póstuma

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error