24.1 C
São Paulo
quarta-feira, 22 maio, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Solidariedade

Adote um Cidadão celebra Dia D em São Bernardo

Na segunda-feira (13), São Bernardo do Campo celebrou o Dia Municipal do Empreendedor Social, através das celebrações do DIA D da Associação Adote um Cidadão, com uma série de eventos significativos e homenagens aos indivíduos que têm feito a diferença em suas comunidades por meio de iniciativas empreendedoras voltadas para o bem social.
O DIA D é a materialização da essência do Adote um Cidadão, que foi idealizado há 24 anos, pelo Empreendedor Social, o senhor, Antonio Carlos Veiga, através dos 3 pilares fundamentais para a transformação da sociedade: Inclusão, Educação Empreendedora e Responsabilidade Social.
Ser empreendedor social é agregar valor as iniciativas, que façam as pessoas saírem de sua zona de conforto, trilhando uma vereda entre o equilíbrio do sucesso financeiro e o bem-estar da comunidade, pois ao gerar mudanças duradouras e significativas, com intuito de promover a igualdade, inclusão, educação, saúde, sustentabilidade ambiental, ele não está apenas a fazer o bem, mas semeando um fruto longevo, sustentável que renderá preciosas conquistas.
A programação do dia incluiu palestras inspiradoras, painéis de discussão e a entrega do Prêmio Adote Um Cidadão 2023: Eu Faço a Diferença, uma iniciativa para reconhecer e destacar o trabalho árduo e inovador dos empreendedores sociais locais.
Os festejos tiveram início no CAMP SBC, com palestras de especialistas que falaram aos jovens aprendizes sobre empreendedorismo, compartilharam suas experiências e insights sobre como as empresas podem desempenhar um papel fundamental na resolução de desafios sociais, ambientais e sobre o desenvolvimento pessoal de carreira. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender com casos de sucesso, e estratégias para ampliar o impacto positivo na cidade.
“Foi uma tarde diferente, foi legal escutar os antigos aprendizes, e ouvir o Ari Protázio falando de como venceu o preconceito por ser cego, quando humilharam ele. Foi uma história bonita de um vencedor” disse Vitor (17), aprendiz do CAMP SBC.
Durante a noite, tivemos um dos momentos mais esperados do evento, a Sessão Solene na Câmara Municipal para a entrega do Prêmio aos Empreendedores Sociais e Empresas com Responsabilidade Social. Não podemos deixar de mencionar que essa conquista não seria possível sem a cooperação do Presidente da câmara Danilo Lima, que de maneira cortês e solícita, nos atendeu e prontamente comungou de nossa iniciativa e através da aliança social que foi firmada, pleiteou pelo reconhecimento municipal do Dia do Empreendedor Social – projeto de resolução 55/2023.
A premiação reconheceu empreendedores sociais locais que se destacaram por suas iniciativas inovadoras, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da comunidade. Os vencedores foram escolhidos por um painel de jurados especializados, levando em consideração o impacto social, a sustentabilidade e a inovação de cada projeto.
“O Prêmio Adote um Cidadão 2023: Eu Faço a Diferença, é uma oportunidade para sermos reconhecidos e valorizados pelo trabalho, que os empreendedores sociais estão realizando em nossa cidade. Eles são agentes de mudança que, por meio de suas ideias e ações, estão construindo um futuro mais sustentável e inclusivo para todos”, afirmou Cláudio Vernier, CEO da Empresa Taxi Fácil.
O Embaixador do DIA D, o senhor Ari Protázio, que é um especialista reconhecido nacionalmente em Inclusão e audiodescrição, expressou sua gratidão aos Empreendedores Sociais e Empresas Responsáveis que têm dedicado tempo e esforço para melhorar a qualidade de vida de nossa cidade. Ele destacou a importância de apoiar e incentivar iniciativas empreendedoras que tragam benefícios tangíveis para a comunidade.
“Quando eu comecei há anos na praça da matriz, cantando para ganhar a vida, conheci o meu amigo Veiga, do Adote um Cidadão, e a ação do Dia D é importante para valorizar o fruto de nossa terra, que são os jovens aprendizes que são o futuro e os Empreendedores Sociais que estão moldando o nosso presente” ressaltou Ari Protázio, Embaixador do Dia D.
O evento atraiu a participação de autoridades, empreendedores, líderes comunitários, estudantes e membros do governo local, reforçando o compromisso coletivo de impulsionar o empreendedorismo social e criar uma cidade mais justa com equidade para todos.
A celebração do DIA D do Adote através do Dia Municipal do Empreendedor Social em São Bernardo do Campo foi um sucesso, reforçando o papel vital que os empreendedores sociais desempenham na construção de comunidades mais resilientes e sustentáveis. Reverberando os conceito fundamentais professados em 24 anos da Associação Adote um Cidadão que é a constante disseminação de práticas para uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

Da Redação

Foto: Divulgação

Confira mais notícias em Portal Big ABC

Foto: Divulgação

Artigos Relacionados

Casa Ronald McDonald ABC realiza Pizza Musical solidária com presença cover de Rita Lee

Juliana Bontorim

ACISBEC integra campanha solidária de inverno

Juliana Bontorim

Pessoas com deficiência ‘surfam’ onda inclusiva no Litoral Sul de São Paulo

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error