23.8 C
São Paulo
quinta-feira, 22 fev, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Diadema Principal

Alesp recebe exposição fotográfica de Diadema sobre visibilidade trans

A Coordenadoria de Políticas de Cidadania e Diversidades de Diadema lançou em janeiro, em comemoração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro, a exposição fotográfica “Visibilidade Trans – Muito além do gênero”. Por meio de sete banners, as fotos de autoria da fotógrafa Adriana Horvath apresentam seis moradores da cidade, homens e mulheres transexuais, com textos que falam sobre sua vida, seus sonhos e desejos. O objetivo da mostra, que é itinerante, é naturalizar as vivências de pessoas trans. Sendo assim,  até o dia 17 de março, ela estará no saguão de entrada da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) pela Avenida Pedro Álvares Cabral, 201.
Sendo assim, iniciativa de levar exposição para a Alesp veio do coordenador de Políticas de Cidadania e Diversidades de Diadema, Robson de Carvalho. “Estarmos em uma casa de leis e dar visibilidade a esse segmento da população LGBTQIA+ é muito importante”, avaliou o coordenador. “Estar em uma das entradas também é simbólico. Todos que recebemos na nossa casa chegam pela entrada do imóvel e isso também diz sobre acolhimento”, completou. “Que todas as pessoas que passarem por aqui, em especial os deputados, que são quem podem criar leis para melhorar a vida de toda a população, possam lembrar das pessoas trans e da vulnerabilidade à que estão sujeitas por conta do preconceito e da transfobia”, concluiu.

Histórias

Mariane Augusto Costa Silva é uma das pessoas que foram fotografadas para a exposição. Esteticista de pet, celebrou a oportunidade de levar sua história para um local onde pessoas de todo o Estado vão transitar. “É muito significativo e importante. Um lembrete de que a gente pode estar em todos os lugares, trabalharmos com o que quisermos e sermos um exemplo positivo para outras pessoas”, declarou. Sendo assim, todas as pessoas retratadas são referenciadas no DiaTrans, ambulatório da Secretaria de Saúde que presta atendimento especializado para os moradores trans da cidade. “Estar neste espaço é poder mostrar essa população para a sociedade, uma população que muitas vezes é invisível para o poder público”, afirmou a vinculadora do ambulatório, Dandara Jesus dos Santos.
Além disso, analista legislativo da Comunicação Social da Alesp, Edson Daruich explicou que a casa está disponível para parcerias com as cidades. “Temos um departamento que sempre seleciona exposições, sejam informativas ou culturais, e esse é um tema de muita importância que precisa ter um destaque”, afirmou.

Exposição fotográfica de Diadema - Visibilidade Trans
Serviço

Exposição fotográfica  “Visibilidade Trans – Muito além do gênero”

Data e horário: Até 17 de março, de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, de 9h ao meio-dia

Local: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) – pela entrada da Avenida Pedro Álvares Cabral, 201.

Da Redação.
Fotos: Igor Andrade

Além disso, confira mais notícias da região no Portal Big ABC.

Artigos Relacionados

Grupo de viagens adere Pacto Global da ONU de sustentabilidade e compromissos até 2030

Juliana Bontorim

Ribeirão Pires conhecerá nova Princesa do Chocolate neste domingo

Juliana Bontorim

Confira nova coluna social em jornal impresso ABC em Notícia

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error