22.5 C
São Paulo
terça-feira, 5 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Saúde

Casa Ronald McDonald ABC realiza mês laranja em conscientização ao câncer infantil

Entidade promove ciclo de palestras, doação de medula óssea e piquenique no parque

Mobilização, conscientização e celebração farão parte do mês de fevereiro para a Casa Ronald McDonald ABC. A entidade, localizada em Santo André, promove uma série de atividades alusivas por dois fatores: a leucemia, que ganha destaque com a cor laranja, e dia 15/02, onde se comemora o Dia Internacional do Câncer Infantil. “Sabemos da importância de falar sobre o assunto. Trazer todas as esferas para nosso dia a dia é fundamental para elevar a cura. O diagnóstico precoce salva vidas e para tanto é preciso conhecimento”, salienta Leila Lopes, diretora executiva da Casa.

Dessa forma, a iniciativa busca não apenas sensibilizar, mas também empoderar as famílias e protagonizar a sociedade em geral, promovendo a compreensão necessária para lidar com a doença de maneira mais eficaz. “Ainda há muitas pessoas que não sabem que a leucemia é um tipo de câncer, nem mesmo tem informações sobre os cuidados necessários. Por isso, com muita honra, lançamos essa campanha para melhorar a vida das crianças e suas famílias que enfrentam esse desafio”, salienta o presidente do conselho da Casa, Nelson Tadeu.

Esse tipo de câncer corresponde a 34% dos diagnósticos oncológicos infanto-juvenis e, quando tratado, adequadamente, na fase inicial, a estimativa de cura chega a 90%. Por esse motivo, o diagnóstico precoce e a acessibilidade a um tratamento adequado se tornam tão importantes, aumentando, drasticamente, às possibilidades de vida do paciente. “Na década de 70, só conseguíamos curar 20% das crianças, hoje em dia, por meio do diagnóstico precoce aumentamos esse número exponencialmente. Não existe prevenção, mas a partir do momento que a doença é descoberta no começo, melhoramos a taxa de cura e diminuímos as possíveis sequelas. Cada um de nós, unidos, podemos melhorar esse cenário na saúde”, explica o Dr. Jairo Cartum, FMABC.

Ao lado da Casa Ronald McDonald, a iniciativa recebeu apoio da Prefeitura de Santo André, Patriani, AVCC, Insanos Motoclube, Riso sem Fronteiras, Rotary Club Santo André e o Rotary Club Santo André Norte, Cozinheiros da Alegria, RMHC, Projeto Grato ABC, Infinity Dog e a Faculdade de Medicina do ABC. “Queremos fazer este mês ser dedicado ao conhecimento e aos cuidados da leucemia. Essa ação é resultado de uma parceria dedicada a tratar essa luta com muito carinho e investir na conscientização para que a sociedade entenda seu papel tão necessário para melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, ressalta o vice-prefeito Luiz Zacarias.

Na programação estão: Ciclo de Palestras, entre os dias 19 e 23, no Anfiteatro do prédio da Dermatologia da FMABC; arrecadação de medula óssea em ação com os Insanos Motoclube a liga estudantil da FMABC, no dia 24; piquenique no Parque Celso Daniel, no dia 25; e homenagem na Câmara Municipal no dia 29.

“É por meio do conhecimento que podemos mudar a vida de muitos jovens que lutam contra a leucemia. Nós da Casa Ronald McDonald ABC ficamos muito felizes em anunciar o início de mais uma campanha para impactar positivamente as crianças e famílias. Faço o convite para abraçarem a causa, porque juntos somos mais fortes”, comenta Chico Neves, superintendente do Instituto Ronald.

Foto: Bianca Favero
Foto: Bianca Favero

Foto: Divulgação/CRMA

Confira mais notícias em Portal Big ABC

 

Artigos Relacionados

OSSEL Assistência lança serviço de consulta médica online

Juliana Bontorim

CAPS de Ribeirão Pires promove caminhada em prol da saúde mental

Juliana Bontorim

São Bernardo intensifica ações em prol do Novembro Azul

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error