23.4 C
São Paulo
quarta-feira, 28 fev, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Diadema Principal

Centro de Controle de Zoonoses de Diadema promove Feira de Adoção de Animais no sábado

No próximo dia 17 de dezembro haverá a última Feira de Adoção de Cães e Gatos de 2022, realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses de Diadema .
A atividade, realizada em parceria com a empresa de produtos para pets Cobasi e protetoras de animais, será das 10h às 15h, no próprio empreendimento comercial. No dia, o CCZ levará 13 cães e oito gatos, entre adultos e filhotes para adoção. Todos os animais estarão vermifugados, aqueles com mais de três meses de idade vacinados contra a raiva e, apenas aqueles com mais de quatro meses, estarão castrados.
Os interessados em adotar devem assinar um termo de adoção, responder o questionário de posse responsável e apresentar documentos como identidade e comprovante de residência. Para adotar um gatinho, a recomendação é levar uma caixa de transporte adequada e, para cães, coleira e guia adequada ao porte do animal.

Preparação

Quando Lisandra Ribeiro de Sousa, moradora do bairro Eldorado em Diadema, adotou a gata Tieta, de nove meses, teve a certeza que a rotina iria mudar completamente. Para ela, , a decisão de adotar uma gata, em outubro deste ano, foi acertada. “Foi amor a primeira vista, assim que vi a foto dela no site Adote Amor já quis adotar. Fiz o máximo pra preparar tudo e ir ao CCZ o mais rápido possível, assim que vi pessoalmente não tive nenhuma dúvida de que iria adotar a Tieta”, relembra.

E a adaptação foi tranquila. “Já tínhamos outro gato, mas a Tieta gosta mais de ter alguém por perto. É necessário se preparar pra vinda do novo pet, algumas alterações podem ser necessárias como telar a casa e retirar coisas que possam trazer riscos para o animal, já que gatos costumam querer brincar com tudo que vêem. Os animais têm necessidades a serem supridas e tem comportamentos diferentes um dos outros, então é preciso respeitar o jeito de cada animal”, relata.

Cuidados no final de ano

Em períodos de férias e final do ano, as pessoas saem mais para festas ou viagens e é preciso ter comprometimento e cuidado com a nova vida. “Nesse momento, os critérios de adoção são redobrados, para que apenas adoções extremamente responsáveis sejam feitas, pois, nessa época, a taxa de abandono aumenta e há muita gente que adota por empolgação ou para dar de presente”, explica a médica veterinária e coordenadora do CCZ Diadema, Nanci do Carmo.

Adoção

Além disso, a adoção também pode ser feita durante todo o ano no Centro de Controle de Zoonoses, pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Para conhecer os animais disponíveis, basta acessar o site adoteamor.diadema.sp.gov.br.

Desde 2019, 981 animais ganharam novos lares por intermédio do CCZ Diadema e do site Adote Amor. Somente neste ano, mais de 260 pet encontraram um novo lar.
O CCZ Diadema é um serviço de saúde humana, por isso não recolhe e nem aceita entregas de animais. De acordo com a legislação federal (nº 14.064/20), o abandono e os maus tratos de animais são crimes com pena de até cinco anos de detenção. Denúncias podem ser feitas pelo e-mail: meioambiente@diadema.sp.gov.br.

Serviço:
Feira de Adoção do CCZ Diadema
17 de dezembro de 2022, das 10h às 15h
Cobasi Diadema. Avenida Presidente Kennedy, 480 – Centro.

Centro de Controle de Zoonoses de Diadema
Local: Rua Ipoá, 131 – Inamar.
Tel.: 0800 77 10 963
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
E-mail: adoteamor@diadema.sp.gov.br
Site: http://adoteamor.diadema.sp.gov.br/

Da Redação.
Fotos: Adriana Horvath e Arquivo Pessoal

Veja mais notícias da cidade no site do Portal Big ABC

Diadema constrói Linha de Cuidado à Pessoa em Situações de Violências Autoprovocadas

Artigos Relacionados

Confira nova coluna social em jornal impresso ABC em Notícia

Juliana Bontorim

Rede hospitalar expande atuação para centro médico mauaense

Juliana Bontorim

Restaurante andreense prepara cardápio especial para Páscoa

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error