22.8 C
São Paulo
sábado, 2 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Diadema

Centro de Formação Carlos Kopcak celebra aniversário

Em um ano, espaço ligado à Prefeitura de Diadema diversificou formações e firmou parcerias para ofertar até ensino superior e pós-graduação

O primeiro ano de existência do Centro de Formação Carlos Kopcak, equipamento público da Prefeitura de Diadema que oferece diversos cursos e formações gratuitas, vai ser celebrado dia 31 de outubro, a partir das 19h, com uma programação especial voltada para seus estudantes e colaborares. Além de cerimônia com a presença de autoridades e do filho de Carlos Kopcak, Vandré Kopcak, está prevista a apresentação da trajetória e dos resultados atingidos pelo Centro de Formação e apresentação artística. A unidade fica na Rua Manoel da Nóbrega, 155, no Centro.

Fundado em 24 de setembro de 2022, o Centro de Formação tem a missão de auxiliar o jovem diademense no seu projeto de vida e, nesse sentido, disponibiliza cursos de Italiano, Espanhol, Inglês, Trilhas e Trajetórias – Orientação Profissional, Tutoria Individual – Organização de estudos (orientação para quem, por exemplo, quer entrar na faculdade). Além disso, por meio de parcerias, o Kopcak oferece cursinhos preparatórios para o Enem.

Também com o estabelecimento de parcerias, o Centro de Formação oferta 150 vagas de graduação por meio da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) e 60 de pós graduação pela UAB (Universidade Aberta do Brasil).
Além dos cursos, os estudantes podem frequentar o Kopcak como espaço de convivência e local de estudos. A unidade conta com salas de aula, auditório, sala de reuniões, de informática, Wi-Fi gratuito e espaço de convivência.

Para a secretária de Educação, Ana Lucia Sanches, a criação do Centro de Formação Carlos Kopcak está em linha com a política de educação integral que norteia a atuação da Prefeitura de Diadema. “Este é um espaço de formação, inclusive em direção ao ensino superior. O munícipe que deseja ampliar seus horizontes encontra no Kopcak um espaço privilegiado”, afirma.

José de Filippi Júnior, prefeito de Diadema, pontua que o Carlos Kopcak é central para a estratégia da cidade de garantir cada vez mais alternativas à juventude diademense. “Criamos esse espaço de formação para isso, como mais uma ferramenta que nossos jovens podem utilizar para impulsionar seus projetos em vida. Nossa cidade sempre foi protagonista no que se refere a políticas públicas inovadoras, que impactam diretamente e de forma positiva na vida dos moradores, e acredito que a área da Educação, quando encarada com responsabilidade, tem essa capacidade”, finaliza.

Mais informações sobre os cursos e demais serviços prestados pelo Carlos Kopcak pelo telefone e WhatsApp (11) 40515102.

Mas quem foi Carlos Kopcak?

Secretário de Educação em Diadema de 2001 a 2004, Carlos Carmelo Kopcak (1948 – 2017) atuou para valorizar a educação pública e popular e criou, em parceria com a atual secretária de Educação, Ana Lucia Sanches, diversos programas de participação popular importantes, como o Ação Compartilhada e os Conselhos de Compromissos.

Além disso, foi um dos fundadores e primeiro presidente da Fundação Florestan Fernandes, autarquia vinculada à Prefeitura de Diadema que oferece educação profissionalizante.

Da Redação

Foto: Dino Santos/Divulgação

Confira mais notícias em Portal Big ABC

Artigos Relacionados

Novo sistema de escoamento de água melhora drenagem da região

Juliana Bontorim

Multinacional francesa chega ao Grande ABC com investimento de R$ 7 mi

Juliana Bontorim

Shopping investe em atividades voltadas à saúde no Outubro Rosa

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error