24.1 C
São Paulo
quarta-feira, 22 maio, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal

Município atinge número expressivo na vacinação contra Covid-19

Com pouco mais de 20 dias do início da campanha de vacinação, São Caetano desponta como a cidade que, proporcionalmente, mais vacina no Estado de São Paulo. Os dados foram apresentados nesta sexta-feira (12/2) pelo governador João Doria, em ranking que mostra as cidades mais avançadas na vacinação contra o coronavírus.

Até quinta-feira (11/2), o município já havia aplicado 13.336 doses, o que corresponde a 8,2% da população, entre profissionais de Saúde, idosos acima de 85 anos, pessoas acamadas, asilados em Instituições de Longa Permanência (ILPIs), além de coveiros e funcionários de funerárias e cemitérios. Estratégia que eleva São Caetano ao topo entre as 645 cidades de São Paulo – é o único município da Região Metropolitana entre os dez que mais vacinaram.

“No início de janeiro já estávamos com o nosso plano estratégico de cobertura vacinal contra a covid-19 todo organizado. Disponibilizamos uma plataforma para agendamento de horários, datas e locais, o que facilitou a organização e evita aglomeração de pessoas”, explica a secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone.

A organização permite que a cada carga de vacinas recebida, a cidade inicie imediatamente a imunização dos grupos. As pessoas podem optar em receber a dose no sistema drive thru ou nas unidades de saúde. “Finalizaremos essa semana a imunização das pessoas com 85 anos ou mais, e seguimos aplicando a segunda dose da CoronaVac aos profissionais linha de frente dos hospitais públicos e privados. Aos poucos, vamos ampliando nosso atendimento com a intenção de vacinar toda população acima de 18 anos, assim que os laboratórios liberarem a compra de vacinas”, antecipa Regina.

Ranking

O painel é uma ação integrada da secretaria de Estado da Saúde aos dados fornecidos pelas prefeituras à plataforma Vacivida, criada pelo governo de São Paulo para monitorar a imunização em tempo real. Segundo dados do Vacinômetro a campanha alcançou mais de 1,3 milhão de pessoas, o equivalente a 2,8% dos 44,6 milhões de habitantes do Estado. “Os números mostram que São Caetano tem vacinado em ritmo quase três vezes maior do que a média estadual”, destaca Regina.

O ranking será atualizado semanalmente e, segundo o governo do Estado, a meta é integrar o novo painel ao Vacinômetro nas próximas semanas e permitir consultas específicas por faixas etárias e média de vacinados a cada 100 mil habitantes.

Os dados gerais da vacinação no estado e individualizados por município podem ser consultados no Portal do Governo de São Paulo, no link vacinaja.sp.gov.br/vacinometro/. O gráfico com o ranking divulgado nesta sexta pode ser obtido no link issuu.com/governosp/docs/munic_pios_que_mais_vacinaram .

Texto: Gisele Lopes 

Foto: Letícia Teixeira

Acompanhe mais notícias no Grande ABC, aqui!

Artigos Relacionados

Instituição lança concurso de boas práticas entre unidades de saúde

Juliana Bontorim

Sehal celebra 79 anos de trajetória no Grande ABC

Juliana Bontorim

São Bernardo recebe 13ª edição do Big Food Festival

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error