19.5 C
São Paulo
quinta-feira, 18 abr, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal

Cidade do Grande do ABC é eleita 20ª melhor para se viver no Brasil

Levantamento feito pela consultoria Macroplan mostra a cidade como referência na oferta de serviços nas áreas de Educação, Saúde, Segurança e Saneamento Básico

São Bernardo foi eleita a 20ª melhor cidade do Brasil para se viver. É o que mostra levantamento feito pela consultoria Macroplan. Afinal, este estudo avalia a evolução de serviços oferecidos à população nas áreas de Educação, Saúde, Segurança e Saneamento Básico. A cidade está em primeiro lugar da região do Grande ABC.

Segundo o estudo, dentro do índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM), São Bernardo apresentou nos últimos anos evolução nas quatro áreas analisadas pela consultoria. O destaque fica por conta do eixo de Segurança, onde no levantamento mais recente a cidade aparece como a 3ª melhor do País.

A avaliação

Neste indicador, a consultoria mostra que São Bernardo tem apresentado consecutivas quedas nos indicadores criminais, tornando a cidade cada vez mais segura para a população. Exemplo disso é a taxa de homicídios que variou de 14,1 para 7,5 por 100 mil habitantes entre 2009 e 2019. Nesse último ano, o município apresentou uma taxa menor que a média dos 100 maiores municípios do Brasil.

Além disso, São Bernardo obteve ainda posição de destaque na área de Educação, alcançando o 6º melhor resultado do Brasil. O indicador mostra, por exemplo, que o município atingiu nota 6,9 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ensino Fundamental I na rede pública em 2019. Portanto, nota maior que a média dos 100 maiores municípios do País analisados.

 A gestão

Para o prefeito Orlando Morando, o destaque obtido por São Bernardo no levantamento é resultado do trabalho que vem sendo construído no município. Que, aliás, trouxe investimento em áreas essenciais da cidade. “Garantir mais eficiência na prestação dos serviços públicos tem sido prioridade da nossa gestão. Para isso, temos criado políticas públicas eficientes nas mais variadas áreas. Com entrega de novos equipamentos e melhorias na infraestrutura da cidade. Quem percorre a cidade nota esta transformação”, comentou.

Entre as iniciativas citadas pelo chefe do Executivo estão a criação de programas como: Praça-Parque, Arena Parque de Esportes, Operação Noite Tranquila (Segurança), Educar Mais (Educação), Cartão Merenda, Mais Luz (Zeladoria), Asfalto Novo (Transportes e Vias Públicas), dentre outros. “Através destes programas temos levado serviços de qualidade para nossa população, transformando a vida de quem vive na nossa cidade”.

 

 

Confira mais informações do Grande ABC, aqui!

Artigos Relacionados

Santo André inicia celebrações dos 469 anos com homenagem a João Ramalho

Juliana Bontorim

Emia e Escolas Livres de Teatro e de Dança promovem mostras de encerramento de ano

Juliana Bontorim

Jovem escritora de Ribeirão Pires lançará primeiro título na Feira Literária da cidade

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error