27.8 C
São Paulo
quarta-feira, 17 abr, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Principal

Cidade gera mais de 2 mil postos de trabalho formais

Uma a cada três vagas de emprego geradas no Grande ABC no mês de agosto está concentrada em São Bernardo. Com saldo líquido de 2.738 postos de trabalho, o município lidera, pelo quinto mês consecutivo, a criação de vagas com carteira assinada entre as sete cidades. Os dados integram o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e foram divulgados pelo Ministério da Economia nesta quarta-feira (29/9).

De acordo com o levantamento federal, São Bernardo registrou, em agosto, 11.202 admissões e 8.464 desligamentos, resultando no saldo de 2.738 vagas de trabalho formais. O número é cinco vezes maior do que o observado em agosto de 2020, quando o saldo municipal foi de 555 postos com carteira assinada. Juntas, as sete cidades da região somam 8.486 vagas de emprego criadas no mês passado.

Prefeito de São Bernardo, Orlando Morando destaca que, no acumulado do ano, o município concentra saldo líquido de 10.881 postos com carteira assinada. Os números, segundo ele, são resultado das políticas públicas de incentivo adotadas na cidade desde 2017. “Temos um trabalho permanente de estímulo da economia local tanto para atrair novas empresas quanto para manter as já existentes, em especial neste momento importante de retomada pós-pandemia. Exemplo disso é que, desde 2017, não há aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) no município e, em paralelo, ofertamos programas de desconto do tributo para empresas que gerem empregos”, diz.

DESEMPENHO POSITIVO

O setor da economia que mais colaborou com a criação de postos formais de emprego em São Bernardo no mês de agosto foi o de serviços, com 1.523 vagas geradas. Na sequência, aparece o comércio (812 postos criados), indústria (238) e construção civil (166).

ESTÍMULO À ECONOMIA

Desde 2017, a Prefeitura de São Bernardo vem desempenhando diversas ações de incentivo à indústria. Entre as medidas estão a manutenção, expansão e inovação do parque produtivo instalado, estímulo e apoio à revitalização de áreas industriais, programa municipal de inovação, atração de investimentos para pesquisa e desenvolvimento e lei de incentivo fiscal que promove desconto no IPTU para empresas em até 30%, mediante a abertura de postos de trabalho.

INTERMEDIAÇÃO DAS VAGAS

Com o intuito de auxiliar a população que está em busca de emprego, a Prefeitura de São Bernardo conta com a Central de Trabalho e Renda (CTR), uma agência pública de empregos que faz a intermediação de vagas de trabalho entre munícipes e empresas. Neste momento de pandemia, os atendimentos são realizados tanto pelo telefone 2630-7618 quanto presencial (mediante agendamento), de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, e de sexta-feira, das 8h às 15h.

Para facilitar, a CTR disponibiliza o e-mail ctr@saobernardo.sp.gov.br para o recebimento de currículos e realiza encaminhamento de QR Code para que os munícipes acompanhem as oportunidades de emprego no aplicativo Sine Fácil, do Governo Federal. A unidade funciona na Rua Padre Lustosa, 48, Centro.

 

Texto: Natália Fernandes
Fotos: Omar Matsumoto e Ricardo Cassin/PMSBC

Artigos Relacionados

Santo André lança programa Mãe Andreense no Dia Internacional da Mulher

Juliana Bontorim

Cidade do Grande ABC recebe investimento para instalação de rede de mercados

Juliana Bontorim

Rede de supermercados inaugura duas unidades na região

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error