14.9 C
São Paulo
domingo, 26 maio, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Eventos

Cine Theatro Carlos Gomes recebe Carnadown nesta quinta

Evento gratuito tem como objetivo promover conscientização sobre a importância da inclusão; programação terá início às 18h30

Nesta quinta-feira (21), no Dia Internacional da Síndrome de Down, Santo André realiza o 2º Carnadown, a partir das 18h30, no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes. O carnaval fora de época tem como objetivo reunir pessoas com deficiência, familiares e amigos em um encontro de alegria, diversão, que também reforça a importância da inclusão. O endereço é Rua Senador Fláquer, 110, no Centro.

A programação deste ano traz novidades como artistas circenses recepcionando os foliões e o Ursolino, mascote do Fundo Social de Solidariedade, em sua versão carnavalesca animando a festa. Haverá DJ e a participação da Banda Lira tocando marchinhas de carnaval tradicionais, além do desfile de fantasia, outra novidade desta edição.

Os participantes vão receber colares em estilo havaiano, coloridos, confeccionados pelos usuários e usuárias do CRPD (Centro de Referência da Pessoa com Deficiência) e do Crisa (Centro de Referência do Idoso de Santo André).

“O Carnadown é um evento que proporciona acolhimento e, de uma forma divertida, faz a integração entre todas as pessoas que vão participar da festa. É uma festa voltada para pessoas com deficiência, para pessoas sem deficiência, famílias inteiras. Nossa ideia é promover a integração das famílias em um momento de alegria e de descontração, em um espaço totalmente seguro e acessível. É um Carnaval fora de época em que todos vão realmente para brincar, pensando também na importância da conscientização do Dia Mundial da Síndrome de Down”, diz a secretária da Pessoa com Deficiência, Valéria Romera Marcelino.

Segundo a secretária da Pessoa com Deficiência, a primeira edição do Carnadown, realizada no ano passado, reuniu cerca de 300 pessoas, número que deve ser superado este ano, com a iniciativa já mais consolidada.

“O evento do ano passado foi um sucesso, as pessoas gostaram muito, pediram para nós repetirmos. Então voltamos este ano, com novidades e também com uma mobilização muito grande, envolvendo entidades da região, rede municipal de ensino, usuários do CRPD, entre outros”, acrescenta Valéria Marcelino.

O Carnadown é uma iniciativa da Secretaria da Pessoa com Deficiência, que conta com a parceria da Secretaria de Cultura, do Núcleo de Inclusão Social, da Secretaria de Educação e da Secretaria de Assistência Social.

Dia Mundial – Em 2006, o dia 21 de março foi escolhido como Dia Mundial da Síndrome de Down pela Down Syndrome International, uma organização internacional que promove os direitos das pessoas com Síndrome de Down para celebrar a vida e garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que toda população. A data é reconhecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) desde 2011.

A data de 21 de março foi escolhida por representar a triplicação do 21º cromossomo que causa a síndrome. Em cada célula do indivíduo existe um total de 46 cromossomos, divididos em 23 pares. A Síndrome de Down é gerada pela presença de uma terceira cópia do cromossomo 21 em todas as células do organismo (trissomia). Isso ocorre no momento da concepção de uma criança. As pessoas com trissomia do cromossomo 21 têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.

No Brasil, a estimativa é que em 1 a cada 700 nascimentos seja registrada a ocorrência do 21º cromossomo, totalizando aproximadamente 270 mil pessoas com Síndrome de Down.

 

Da Redação

Foto: Alex Cavanha/DIvulgação

Confira mais notícias em Portal Big ABC

Artigos Relacionados

Festa fantasia agita bastidores de eventos no Grande ABC

Juliana Bontorim

Empresa lança livro durante 20ª edição da Expo Revestir

Juliana Bontorim

Prêmio ABC reúne mercado da Comunicação em edição histórica

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error