22.8 C
São Paulo
sábado, 2 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal

Colégio andreense participa de torneios de handebol na Europa

Utilizar o esporte como ferramenta para o desenvolvimento de jovens estudantes do Grande ABC em diversos segmentos, proporcionando não só seu crescimento, como também experiências. Esse é um dos pilares que move o trabalho desenvolvido no Colégio ARBOS em diversas modalidades esportivas; uma delas, em especial, vem se preparando para uma viagem importante: meninos e meninas das equipes sub-15 estão treinando para a disputa de torneios de handebol na Europa, em julho.
As competições são a Partille Cup, entre 3 e 8 de julho, em Gotemburgo, na Suécia, e a Dronninglund Cup, de 9 a 14 de julho, em Dronninglund, na Dinamarca. Ambos os campeonatos estão entre os maiores do mundo no que diz respeito ao handebol para jovens, reunindo equipes – e até seleções – de países de todos os continentes.
O Colégio ARBOS será o único time do Grande ABC nesses torneios. Mais do que isso: será a única instituição de ensino no campeonato disputado em território dinamarquês.
“Sempre acreditei que o esporte é capaz de estimular, disciplinar, impulsionar e desafiar os alunos/atletas a fazerem escolhas assertivas baseadas em princípios e valores éticos. Participar do EUROARBOS vai além de transpor fronteiras, é permitir-se conhecer novas culturas, tornar-se mais autônomo, responsável, resiliente, desenvolver o autoconhecimento, liderança, superar a si mesmo e ir além”, destaca o orientador educacional do Colégio ARBOS e chefe da delegação EUROARBOS Adriano Buragas.
A equipe é formada por estudantes entre 13 e 15 anos das três unidades do Colégio ARBOS (Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul). A delegação que embarca no dia 1.º de julho é composta por 26 pessoas: 22 atletas, a treinadora da equipe feminina Flávia, o treinador do time masculino Vladimir, o coordenador técnico Eduardo e o chefe de delegação Adriano.

Tradição

Dessa maneira, esta excursão das equipes masculina e feminina do Colégio ARBOS tem ainda outra função. Trata-se de resgatar uma tradição que remete aos anos 1990. Nessa época,  a instituição passou a realizar viagens para participar de competições na Europa – em ação batizada como EUROARBOS. Foi assim, a partir de 1996, com as equipes de handebol, que, desde então, muitos alunos já foram para diversos países, como Portugal, Espanha, França, Itália e Dinamarca, disputando essa e outras modalidades, entre elas Futsal, Basquete, Xadrez e Ginástica Artística. Inclusive, em uma das edições, a delegação do colégio foi composta por 100 integrantes.
“Temos uma tradição de incentivo ao esporte no Colégio ARBOS. Isso sempre esteve enraizado no nosso colégio. As escolas cobram muito na parte pedagógica, a nossa não fica para trás, exige bastante, mas sabemos que toda panela de pressão precisa de válvula de escape. Então os alunos precisam fazer uma atividade física, colocar o corpo em movimento, ter desgaste físico para chegar à noite e ter boa qualidade de sono para repor as necessidades biológicas e acordar no dia seguinte com as baterias recarregadas”, ressalta o coordenador de Esportes, Eventos e Cultura do Colégio ARBOS e coordenador técnico do EUROARBOS Eduardo Ramalho da Cunha. “O nosso grande objetivo é levar essa turminha para fora, ensinar os valores, voltar e deixar algo maravilhoso que podemos proporcionar a esses alunos”, completa.

Partille Cup

Criada em 1970, a competição teve sua 51.ª edição em 2022, na qual reuniu equipes de 30 países. Houve 1060 times inscritos e 3.711 partidas. No total, mais de 500 mil jogadores de 96 nacionalidades disputaram desde a primeira edição. Aliás, o Brasil foi o primeiro país não europeu a participar do torneio, em 1976.

Dronninglund Cup

A primeira edição da competição ocorreu em 1978, inicialmente com cerca de 60 equipes, a maioria delas da Noruega e da Dinamarca. Com o passar dos anos, o campeonato foi crescendo e em 2017, por exemplo, foram 242 times de 18 países, incluindo o Brasil.

 

Sobre o Colégio ARBOS

Criado em 1985, em Santo André, pelo professor Pedro Cia, o Instituto SOMOS de Ensino – ARBOS iniciou as atividades em 1986, primeiramente com Ensino Fundamental. A partir de 1994 implementaram o Ensino Médio. Em dezembro de 2001 ocorreu a inauguração da unidade de São Bernardo do Campo. Enquanto em 2004, com a incorporação do Colégio Quarup / Novo Mundo, estabeleceu-se a unidade São Caetano.

Da Redação.
Imagens: Divulgação

Artigos Relacionados

Sinfônica de Santo André abre temporada 2023 no Cine Carlos Gomes

Juliana Bontorim

Franquia promove degustações guiadas para levar experiência da marca

Juliana Bontorim

Consulado Geral de Israel em SP visita cidade do ABC e doa 100 cestas básicas ao Fundo Social

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error