15.6 C
São Paulo
segunda-feira, 27 maio, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal

Colégio andreense se despede da ex-diretora Lydia Calil

Faleceu no último sábado (06 de fevereiro), a ex-diretora do Singular Lydia Calil, uma pessoa alegre, cativante e muito querida pelos alunos, professores, famílias e colegas de trabalho. Sua trajetória no Singular teve início em 1978, quando exerceu a função de diretora do Ensino Médio na unidade Santo André.
Em 1990, Lydia foi convidada para assumir a direção geral do Colégio São Bernardo (recém-adquirido, na época). “Ela sempre foi uma profissional exemplar, sabia transitar com muita sabedoria por todas as áreas e mantinha ótimo relacionamento com sua equipe, pais e alunos, da educação infantil ao ensino médio”, recorda a ex-professora Márcia Ferreira.
Em 2000, Lydia aposentou-se e foi morar na Praia Grande e, até pouco tempo atrás, atuava como voluntária num cursinho pré-vestibular, voltado a jovens carentes da cidade.
Seu marido, o professor Jorge Adilson Botelho Calil, falecido em julho do ano passado, foi um dos fundadores do Singular, em 1966, ao lado do amigo Adilson Marante. Ambos chegaram em Santo André com a intenção de abrir um cursinho preparatório para Engenharia e, por meio de um acordo com o professor Pedro Jorge, proprietário do Liceu Monteiro Lobato, começaram a lecionar.
Nesse local, também funcionava  um outro cursinho voltado aos vestibulandos da área de Humanas, chamado Ciências e Letras e cujo dono era o professor Alexandre Takara. Algum tempo depois, os professores Calil e Adilson venderam suas participações no Curso Singular para os engenheiros e professores de Matemática Paulo Roberto De Francisco e Paolo Gambogi. Posteriormente, o professor Takara fez o mesmo e depois de alguns anos, Calil voltou ao Singular como professor.
“O casal Calil sempre estará presente na lembrança de toda a família Singular”, destaca o diretor de Vestibulares Paulo Roberto De Francisco.
Texto: MP & Rossi Comunicações
Foto: Divulgação

Artigos Relacionados

Santo André realiza Carnaval fora de época no Dia Mundial da Síndrome de Down

Juliana Bontorim

Santo André comemora aniversário com atividades especiais

Juliana Bontorim

Santo André promove Simpósio de Educação Inclusiva

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error