19.6 C
São Paulo
segunda-feira, 20 maio, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Colunista Gabriela Freitas Principal

Como será o “novo normal” nos clubes do Grande ABC?

Os impactos ocasionados pelo distanciamento social, promovido pela disseminação acelerada da Covid-19, ainda serão sentidos em diversos setores e momentos da rotina de toda população.

Pensando em uma retomada cautelosa e, ao mesmo tempo, no bem-estar das pessoas, as cidades do Grande ABC, Santo André e São Bernardo, iniciaram aberturas graduais de setores comerciais e de lazer. Com isso, clubes sociais voltaram a receber os associados.

“Seguindo todos os protocolos sanitários e respeitando os decretos, Santo André dará mais este importante passo na retomada econômica da cidade. Pedimos a atenção de todos os andreenses para que respeitem os devidos cuidados e tenham bom senso, para que sigamos firmes nesta guerra contra o coronavírus”, disse o prefeito Paulo Serra ao publicar o decreto em 6 de julho.

Os cuidados

Apesar da notícia ser um passo importante, é imprescindível que o público tome as devidas precauções para a segurança e saúde de todos. A utilização de máscara nos ambientes, aferição da temperatura na entrada, oferta de álcool em gel, proibição de aglomerações estão entre as obrigatoriedades que os locais deverão cumprir. Além disso, funcionar com 40% da capacidade máxima.

“Esse retorno gradual é reflexo dos nossos esforços no combate ao coronavírus e depende da colaboração de todos para que possamos avançar ainda mais. Estamos assinando um protocolo de responsabilidade compartilhada e é fundamental ter bom senso, cumprir todas as regras, para evitar que a gente tenha que retroceder e fechar tudo novamente”, destaca o prefeito Orlando Morando em reunião realizada com os proprietários dos clubes são-bernardense.

Clubes andreenses

Neste momento, os estabelecimentos poderão funcionar das 8h às 17h. Outras obrigações são a disponibilização de água potável apenas para a utilização com copos descartáveis e garrafas próprias, desabilitar o acesso por biometria sempre que possível e aferir a temperatura corporal de usuários e funcionários.

Estes cuidados são prioridades no Primeiro de Maio Futebol Clube, que visa cumprir as obrigações em prol da segurança dos frequentadores. “A retomada está acontecendo de forma gradativa e com muita responsabilidade, agradecemos aos nossos associados pela compreensão que o momento exige. Logo estaremos juntos desfrutando de momentos de alegria”, comenta Mauricio Menezes, Presidente da Diretoria Executiva. Aliás, a diretoria do clube afirma que neste momento não haverá organização de eventos ou shows, mas a expectativa é a retomada dessas atividades em outubro.

O decreto disponibilizado pela Prefeitura de Santo André salienta que somente as áreas abertas ou amplamente arejadas e a prática de atividades individuais como caminhada, corrida, tênis e similares serão permitidas, desde que observado o distanciamento mínimo obrigatório. Portanto, segue proibida a prática de qualquer atividade coletiva esportiva, ou recreativa e o uso das áreas coletivas como piscinas, quadras poliesportivas, churrasqueiras, academias, saunas, parquinhos, brinquedotecas, salão de festas e salão de jogos, entre outros.

O Esporte Clube Santo André também integra essa nova fase com o retorno gradual aos associados. “Continuamos seguindo todas as orientações para garantir o bem-estar e a segurança de todos. Observando os procedimentos de segurança e higiene indicados”, declara em comunicado oficial Sidney Gerson Riquetto, presidente do clube andreense.

Além disso, se o clube oferecer serviços de restaurantes, bares, lanchonetes, salões de beleza, centros de saúde e estética, deverão seguir os mesmos protocolos dos demais estabelecimentos destes tipos da cidade.

Clubes de São Bernardo do Campo

As precauções serão as mesmas ofertadas nos ambientes andreenses. Medir temperatura, áreas arejadas, álcool em gel disponível, máscara a todo instante, distanciamento social e, assim, os associados poderão retornar, aos poucos, a rotina em clubes sociais.

O São Bernardo Tênis Clube retornou com as atividades em seu espaço. Segundo estudos realizados nos Estados Unidos, com especialistas da saúde pública de Michigan (08 de junho) e Itália (30 de abril), o tênis é considerado o mais seguro a ser praticado, desde que individual, durante a pandemia. (https://fpt.com.br/Noticias/Info/3423/covid19-tenis-e-esporte-mais-seguro-para-praticar-na-pandemia)

“Preparamos uma cartilha que será disponibilizada no site e ficará à disposição do associado. Esclareço que todos os cuidados constantes do protocolo da PMSBC estão sendo feitos, álcool gel, distanciamento, monitoramento do uso de máscaras, interdição parcial de bebedouros e banheiros, e todas mais”, conta Marcelo Muoio, presidente do SBTC. Aliás, o clube promoverá um torneio interno em agosto, com todos os cuidados necessários. A princípio, o horário de funcionamento do SBTênis Clube será de terça a sexta-feira, das 14h às 20h, sábados e domingos, das 8h às 14h.

Já o Clube Mesc – SBC criou uma cartilha especialmente para os cuidados necessários durante este período. “Por enquanto, não podemos retomar atividades de esporte e lazer, somente o tênis de quadra e de mesa está liberado por tratar-se de esporte individual. Para essa primeira fase da retomada, o Mesc está seguindo todas as orientações do decreto da Prefeitura de SBC sobre a reabertura dos Clubes”, comenta a diretoria.

Para ter acesso às informações basta clicar neste link.

 

 

Foto: Primeiro de Maio Futebol Clube – divulgação

Artigos Relacionados

Shopping são-bernardense realiza a última sessão da Meditação da Lua Cheia de 2019

Juliana Bontorim

Escolas Municipais recebem palestras de conscientização contra dengue

Juliana Bontorim

Daniel interpreta canções de Roberto Carlos em jantar-show

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error