16 C
São Paulo
domingo, 26 maio, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Gastronomia

Concurso gastronômico é destaque no 19º Festival do Cambuci em Paranapiacaba

Madrinha do Cambuci e fundadora da Escola Sabor e Saber, Ana Tomazoni integrou a mesa de jurados; Resultados foram divulgados no último dia da comemoração

Tradição gastronômica e criatividade foram exaltadas no 19º Festival do Cambuci em Paranapiacaba, promovido pela Associação Caminhos do Cambuci em parceria com a prefeitura da cidade. O ponto alto da celebração foi a divulgação do resultado do concurso O Melhor do Cambuci, que contou com a presença de jurados especializados. Entre eles, a madrinha do cambuci e fundadora da Escola Sabor e Saber, Ana Tomazoni, Fabio Balmann, Marcelo Farias, Fabio Picarelli e Carlos Palazzi. 

A principal ideia da competição foi incentivar a preservação cultural da fruta típica da Mata Atlântica, que já se tornou símbolo da vila histórica. “Marcar presença mais uma vez no Concurso Gastronômico de Paranapiacaba, local que amo e tenho carinho especial como minha casa, é maravilhoso. Foram momentos especiais e inesquecíveis com pessoas tão criativas”, salienta Tomazoni. 

A atividade contou com apresentações, histórias, enredo para a conversa de cada prato criado. Após a degustação da mesa avaliadora, as notas secretas foram guardadas para o então aguardado momento de revelação no último dia do festival. A análise foi para três categorias: doce, salgada e bebida. Os vencedores receberam certificados e utensílios para cozinha. 

Na categoria doce, Sandra Aleixo levou o primeiro lugar, seguida por Maria Jussara em segundo e Marineide Alcantara em terceiro. Já na categoria salgada, Vanessa Campos Sales liderou, com Alzira Pellegrini em segundo e Maria Elizabeth em terceiro lugar. Para finalizar, o pódio da categoria bebida foi composto por Vanessa de Campos Sales, Sandra Aleixo e Mariana Lino, respectivamente. 

“Desde 2009, desenvolvo receitas e variedades com o fruto cambuci quando ainda só era utilizado nas bebidas com licores. É muito gratificante dar mais visibilidade para esse ingrediente para salvá-lo de extinção e colocá-lo na arca do gosto do SlowFood. Parabéns pelos esforços de todos”, conclui a chef Ana. 

Texto por Bianca Fávero
Foto: Divulgação

Confira mais notícias em Portal Big ABC

Artigos Relacionados

Pavilhão Vera Cruz recebe festival gastronômico temático

Juliana Bontorim

Padaria do Grande ABC amplia cardápio da ceia de Natal e opções de panetones

Juliana Bontorim

Padaria Brasileira prepara menu exclusivo e variado para as Ceias de Natal e Ano Novo

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error