cheers #hellofolks
A despedida do melhor amigo na cultura pop
Semana passada me despedi do meu cachorro, um momento difícil para qualquer um. Não é de se espantar que a cultura pop já tenha retratado essa cena em diversas produções. Talvez a mais famosa seja “Marley e Eu” em 2008, que traz o labrador Marley no centro da trama e Owen Wilson no papel principal. A história da família, que cresce e aprende várias lições com o cachorro atrapalhado, já é um clássico da sessão da tarde e um dos Best Seller das livrarias. No final nos despedimos de Marley numa clínica veterinária onde John (Owen Wilson) decide dar-lhe a injeção final. Não foi fácil para John, não foi fácil para os espectadores, não é fácil pra ninguém.
Em 2009, o akita Hachi também deixou muitas pessoas com os olhos marejados no filme “Sempre ao Seu Lado” com Richard Gere. Esse filme na verdade é uma adaptação de uma produção japonesa de 1987, e conta a trajetória de um professor de uma universidade japonesa que se despedia do seu cachorro na estação de trem, até o dia que o professor sofre um AVC e não sobrevive. Hachi continua indo até a estação de trem, dia após dia, esperando o dono que não vai voltar. No filme nos despedimos de Hachi observando ele imóvel deitado na neve onde ficou até seus últimos dias.
Agora, em 2019, as lágrimas vão correr junto com o lançamento do filme “Meu Amigo Enzo”, cujo título original é “The Art of Racing in the Rain”, como a distribuidora no Brasil chegou nessa tradução é um mistério. Traduções a parte, este promete ser o filme de cachorro que vai deixar as pessoas soluçando e engolindo o choro nas salas de cinema por aí. Um momento delicado na vida real que a cultura pop já está ficando craque em explorar.
Texto: Pedro Irie
Foto: Divulgação