24.1 C
São Paulo
quarta-feira, 28 fev, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Diadema Principal

Coral de Diadema realiza espetáculo “Mulheres em Movimento Cantam Elzas”

O Coral Mulheres em Movimento de Diadema realizará no dia 13 de dezembro, às 19h, no Teatro Clara Nunes, a apresentação musical “Mulheres em Movimento Cantam Elzas”. O espetáculo é uma homenagem a duas mulheres de nome Elza: a cantora Elza Soares e a moradora da cidade Elza Neves Gomes, também conhecida como Dona Elza, que muito contribuiu pela existência do Programa Mulheres em Movimento de Diadema (PMM).
Ambas faleceram neste ano e parte do que fizeram em vida influenciou o trabalho do coletivo de ginástica diademense: a cantora Elza, pelas suas músicas e pela sua história de vida, que muitas mulheres participantes do programa de Diadema se identificam, e Dona Elza, que foi uma das pioneiras na criação do Grupo Mulheres em Movimento, hoje, um programa municipal que, além de exercícios físicos, promove cidadania para as cerca de 2 mil participantes da atividade.
O espetáculo tem entrada gratuita e contará com música e performance de dança. Durante a sua realização, serão apresentadas dez canções gravadas pela artista carioca, entre elas, “Lata d’água” e “Malandro”, e a antológica “A Carne”, que tem a interpretação de Elza Soares. Também participam da montagem um grupo de músicos de Diadema, que vão executar os arranjos feitos especialmente para a apresentação.

Coral do Mulheres em Movimento

Sob a coordenação da maestrina Ana Paula Guimarães, que trabalhou diretamente no último trabalho de Elza Soares em vida, o nome do musical e sua criação tiveram a participação das integrantes do Coral Mulheres em Movimento. Grande parte das canções apresentadas no dia 13 de dezembro já foi utilizada em aulas, como reflexões para as alunas que frequentam o Programa.
“Será um espetáculo lúdico, com muita emoção, e com canções que retratam a nossa música brasileira. Serão tocados sambas e clássicos que ficaram imortalizados na voz da Elza. O público pode esperar uma apresentação muito sensível, honesta e com muita garra. Vai ter números de danças e também muita cor. Com certeza será um espetáculo que vai deixar a Elza Soares muito feliz no outro plano”, declara Ana Paula
Para a secretária de Esporte e Lazer de Diadema, Luciana Avelino, responsável pela gestão do PMM, o espetáculo “Mulheres em Movimento Cantam Elzas”, além de divulgar a história de duas mulheres que lutaram pela valorização e pelo respeito feminino é também uma homenagem.
“O musical resgata o legado de Elza Soares, sua obra, sua história e, principalmente, a similaridade da sua vida, com a vida das mulheres da cidade de Diadema. Mulheres que têm seus corpos marcados por várias opressões, mas que resistem e produzem com alegria e muita boniteza o esperançar coletivo e a superação. Quanto a Dona Elza, ela foi uma das pioneiras na criação do Grupo Mulheres em Movimento de Diadema, ajudou a torná-lo política pública que garante melhorias para a vida de pessoas e lutou pelo crescimento da nossa cidade”, afirma a secretária.

Dona Elza, pioneira do Mulheres em Movimento

Para a professora do PMM e integrante do Coral Mulheres em Movimento, Celeste Pastro Botoni, a ideia de fazer o espetáculo surgiu depois da morte da artista. “A Elza Soares é uma pessoa que a gente já fala dela nas atividades do programa. Com a sua partida, a gente sentiu necessidade de trabalhar coisas mais específicas do seu repertório, que dizem respeito às contradições sociais que estão sempre presentes em suas músicas. Toda essa força que a gente vê na Elza, a gente também vê nas alunas do Mulheres em Movimento”, declara.
Sobre a Dona Elza, a professora lembrou do seu empenho com relação ao Programa Mulheres em Movimento. “Ela foi uma figura lendária. Uma das mulheres que mais representavam a ideia do que era o PMM. Não que outras não sejam, mas ela sempre estava à frente quando precisava fazer uma fala ou quando precisava fazer alguma reivindicação. Então não dava para ser só Mulheres em Movimento Canta Elza Soares. Tem toda identificação, essa referência de duas mulheres, duas Elzas, que se foram e deixaram um legado incrível”, finalizou.
Longevidade – O Programa Mulheres em Movimento, além exercícios físicos, também trabalha aspectos visando a autoestima, a saúde e os diretos das mulheres. O grupo existe há 33 anos e em 2021, por meio de lei municipal, se transforma em política pública. O Coral é formado por 22 vozes e o grupo se apresenta em eventos públicos na cidade de Diadema.
Os ensaios acontecem no Centro Cultural Vladimir Herzog , sobe a regência de Luciana Avelino que, também, ocupa a função secretaria de Esporte e Lazer de Diadema.
O espetáculo “Mulheres em Movimento Cantam Elzas” integra os festejos de 63 anos de Diadema, comemorados em dezembro.
Teatro Clara Nunes – Rua Graciosa, 300, Centro, Diadema. Tel: 4056-3366.

FICHA TÉCNICA

Repertório:
O Que Se Cala/ Libertação/ Menino/ Morro/ Lata d’água/ Meu Guri/ Malandro/ Salve a Mocidade/ A Carne/ A Mulher do Fim do Mundo
Regente:
Ana Paula Guimarães

Coral:
Agostinha Jesus Souza, Avelina Rosa Ferreira, Conceição de Oliveira Rosa, Delci de Sousa Medeiros Dias, Iracema Domingos da Silva, Lúcia de Fátima Cassimiro, Maria Benigna C. de Sales, Maria do Perpétuo Socorro Correia, Maria do Socorro Guerra, Maria Neusa Travensoli, Maria Tereza Prudêncio, Marilene Aparecida da Silva, Marlene Antunes, Nilda Jacob dos Santos, Noelza Aparecida da Silva Souza, Noêmia Moreno Guedes, Rosângela Maria de Azevedo, Rosilda Benedita de Campos Brunaldi, Selma Botelho Marques, Silvia Reis Alberto, Valdete Maria de Jesus e Vicentina Vieira de Morais

Músicos participantes:
Celeste Pastro Botoni, Cláudio José da Silva, Luciana Avelino, Marcos Henrique Batista, Roberto La Rubia e Vanderlei Cesário da Silva

Da Redação.
Crédito foto: Dino Santos.

Confira mais notícias da região no site do Portal Big ABC.

Artigos Relacionados

Cozinha Criativa de Diadema abre inscrições para oficina de Biscoitos Caseiros

Juliana Bontorim

Fundo Social de São Caetano abre inscrições para cursos profissionalizantes

Juliana Bontorim

Restaurante Quintal do Espeto inaugura unidade em Santo André

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error