23.8 C
São Paulo
quinta-feira, 22 fev, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal Santo André

Crianças internadas no CHM de Santo André recebem visitas especiais em Pet Terapia

A tarde do dia 11, no Centro Hospitalar Municipal (CHM) de Santo André, teve visita de cachorros na ala pediátrica. A iniciativa integra o processo de humanização do hospital. Os pequenos internados no local receberam a visita das cadelas Lua, da raça shitzu, e Carlota Mel, uma labradora.
A Pet Terapia é uma técnica que conta com os animais como apoio para tratamento, estimula o aspecto físico e emocional do paciente, proporcionando melhora na qualidade de vida e acelerando o processo de recuperação. As atividades foram realizadas pelos voluntários do grupo Dalai Pinho.
“Esse tipo de ação é muito importante porque melhora os quadros dos pacientes, diminui a ansiedade e proporciona um tratamento mais eficaz, estimulando a promoção à saúde, além de ser preventiva e curativa. Isso tudo faz parte do tratamento mais humanizado que estamos oferecendo aos nossos pacientes”, destaca o diretor geral da Rede de Atenção Hospitalar de Santo André, Victor Chiavegato.

Cuidados

Todos os cachorros são vacinados, passam periodicamente com veterinário e tomam banho sempre antes da visita. Os cães terapeutas recebem adestramento específico e precisam estar com a saúde em perfeitas condições. “São animais bastante acostumados com esse tipo de ação e com aglomeração de pessoas. Os resultados dessas visitas são extremamente positivos não só para os pacientes, mas também para os animais”, comenta a médica veterinária Lívia Benevides de Carvalho Miranda, responsável pela Pet Terapia do grupo Dalai Pinho.
Estudos apontam o efeito calmante e antidepressivo, o estímulo à integração social e a elevação da autoestima do paciente como alguns benefícios da Pet Terapia. Além disso, redução da pressão sanguínea e cardíaca, melhoria do sistema imunológico e do bem-estar geral também estariam associadas aos momentos de descontração.

Pet Terapia no CHM
“Muito bacana essa ação, muda o ambiente do hospital e traz mais esperança para as pessoas que estão internadas. Meu filho adorou os cachorros”, constata Ingrid Silva, de 28 anos, mãe do pequeno Arthur Miguel, de 5 anos, que está internado em razão de diabetes.
Não só Pet Terapia, mas outras ações acontecem no CHM para proporcionar entretenimento para pacientes e acompanhantes, além humanizar o processo de hospitalização. Por exemplo,  musicoterapia, contação de histórias, técnicas integrativas, além de palhaçadas e visitas religiosas.

Da Redação.
Fotos: Angelo Baima/ PSA

Confira as últimas notícias de Santo André no Portal Big ABC,

Santo André lança programa Mãe Andreense no Dia Internacional da Mulher
Mulheres ocupam 62% dos empregos criados em Santo André

Artigos Relacionados

Centro Histórico de Ribeirão Pires promove segunda edição do projeto Grandes Livros no Cinema Ação traz a obra Em Algum Lugar do Passado para encontro nesta sexta (11)

Juliana Bontorim

Emagreça até o Natal: Personal trainer cria método infalível para eliminar de vez a gordura

Juliana Bontorim

USCS inaugura mais um campus no centro de São Caetano do Sul

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error