22.5 C
São Paulo
terça-feira, 5 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Diadema Principal

Curso em Agroecologia capacita agricultores urbanos em Diadema

As aulas do curso Formação Agroecológica que a Secretaria de Segurança Alimentar de Diadema está oferecendo para agricultores urbanos da cidade e funcionários públicos envolvidos no programa municipal Agricultura Urbana começaram.
O curso é gratuito e vem sendo realizado em oito polos, nos bairros, com aulas quinzenais. Serão ministradas 13 oficinas, com aprendizados teóricos e práticos, que levarão conhecimentos, em agroecologia, para mais de 400 munícipes. A maioria é de agricultores urbanos que realizam plantio em 28 hortas comunitárias localizadas em área públicas.
O cultivo das hortas é de subsistência, no entanto, para alguns agricultores, também é uma maneira de aumentar a renda familiar. Outro propósito do programa é incentivar o consumo de alimentos sem agrotóxicos e com isso promover mais qualidade de vida para os envolvidos.
Sendo assim, nos canteiros, são plantados vários tipos de verduras, temperos, chás e alguns legumes. Técnicos do Programa Agricultura Urbana orientam os moradores sobre formas de plantios e manejos e a primeira horta é entregue pronta aos agricultores.
“O curso é um passo importante para que as hortas comunitárias de Diadema cheguem na produção agroecológica. Nós já orientamos os agricultores para que façam o plantio com base nesse princípio, mas com a formação os participantes vão se qualificar melhor para aplicar as técnicas que esse tipo de cultivo exige”, afirma o secretário da Segurança Alimentar, Gel Antônio.
O secretário municipal explica que o curso é gratuito e que no final os agricultores poderão receber certificação. “Será feita uma avaliação e os grupos que já estiverem utilizando as técnicas ensinadas vão receber uma certificação como hortas em transição agroecológica. Isto significa produção sem venenos, respeito ao meio ambiente e, ainda, agrega valor aos alimentos na venda “, finaliza.

Curso em Agroecologia capacita agricultores urbanos em Diadema
O que aprender nas oficinas

Trata-se de formação ministrada por uma cooperativa de trabalho, a Amater, e durante as oficinas, repassarão vários conceitos do plantio agroecológico  aos participantes. Entre eles, a biodiversidade; como trabalhar cada tipo de solo; aplicação e preparo de compostagens para a adubação; formas de irrigação, sem desperdícios de água e aproveitando as águas das chuvas, entre outros.
Outros pontos abordados são sobre procedimentos pós-produção – armazenamento, processamento, transporte e comercialização, até o consumidor final. Além disso, economia solidária; formação de organização social e de empreendimentos solidários; formas de comercialização da produção, agregando valor aos produtos; e reconhecimento do agricultor urbano como agricultor familiar.
“Eu já estou aprendendo coisas novas que vão me ajudar na plantação de verduras, chás e temperos. Eu quero conseguir a certificação agroecológica, porque isso será um aval para mostrar que o que eu produzo tem qualidade”, afirma a agricultora da Horta Comunitária SESI II, bairro Taboão, Ivonete Chagas Moura da Silva.
Para Ivan Santana, da Horta Barbozinha, bairro Serraria, o curso traz enriquecimento de informações e aprendizados de novas técnicas de plantio. “Era justamente o que estávamos precisando aqui na Horta Barbozinha. Com certeza o curso trará novos conhecimentos de como trabalharmos melhor a terra e, assim, vamos obter melhores resultados na produção de alimentos”, conclui.

Da Redação.
Fotos Igor Andrade

Confira as últimas notícias de Diadema no Portal Big ABC:

Diadema prepara programação para o Mês do Consumidor

Alesp recebe exposição fotográfica de Diadema sobre visibilidade trans

 

Artigos Relacionados

Banda Lira completa 103 anos com implementação digital das atividades

Juliana Bontorim

Campanha de Inverno: Concurso para escolha do mascote convoca crianças da região

Juliana Bontorim

Shopping ABC realiza atividade inédita no mês das crianças

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error