22.5 C
São Paulo
terça-feira, 5 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal Santo André

Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado com plantio de árvores nativas no Parque Central

No Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), o Parque Central recebeu plantio de três árvores nativas da Mata Atlântica. A ação faz parte das atividades do Junho Verde realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).
Foram plantadas mudas de grumixama, uvaia e araçá-amarelo. “Todas são árvores frutíferas, que vão contribuir com a alimentação da fauna existente no Parque Central”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli, que participou do plantio das mudas realizado neste domingo.
A árvore grumixameira pode alcançar altura de até 15 metros e era encontrada na Mata Atlântica, do estado de Pernambuco até Santa Catarina. É uma espécie que está ameaçada de extinção no país, pois sua madeira era muito procurada.
A uvaia, também conhecida como uvalha, é mais encontrada nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. O nome uvaia deriva do tupi ubaia ou ybá-ia e significa “fruto azedo”. A árvore pode alcançar de 6 a 13 metros de altura com floração entre os meses de agosto e setembro e frutificação entre os meses de setembro e janeiro.
O araçá-amarelo ocorre da Bahia até o Rio Grande do Sul e pode alcançar de três a seis metros de altura. Assim como as outras espécies nativas da Mata Atlântica, é muito indicada para ações de reflorestamento, preservação ambiental, arborização urbana, paisagismos ou plantios domésticos.
Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, o Dia Mundial do Meio Ambiente tem como objetivo chamar a atenção para a importância da preservação dos recursos naturais.
Junho Verde – A programação do Junho Verde em Santo André teve início na última quarta-feira (1º) com série de atividades no Parque Celso Daniel. Ao longo do mês diversas outras ações serão realizadas na cidade.
Entre as iniciativas estão a Campanha do Agasalho Pet, realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e o Departamento de Bem-Estar Animal ao longo do mês; o tradicional Moeda Pet, que acontecerá no dia 25/6 no Parque Central; bate-papos nos parques da cidade sobre posse responsável e importância da fauna silvestre; e o Domingo Animal, no dia 26/6, no Parque Central, que trará atividades e ações de sensibilização quanto à saúde e cuidados com os animais.
O Semasa, por meio dos departamentos de Resíduos Sólidos e de Gestão Ambiental, realiza agenda de ações para crianças e adultos. Nos dias 8 e 14/6 haverá visita monitorada ao Aterro Sanitário. Já no dia 9, no Anfiteatro Heleny Guariba, acontece o 2º Cinedebate do Projeto Água, Câmera e Ação, com a apresentação dos novos curtas-metragens produzidos pelas turmas do Parque do Pedroso e Condomínio Maracanã.
A equipe de Educação Ambiental da autarquia vai oferecer três minicursos, sendo um sobre alimentação sustentável e cultivo orgânico; outro sobre fotografia e suas aplicações à educação ambiental; e uma última formação sobre como trabalhar os conceitos de educação ambiental de forma lúdica, voltado especialmente para pais, educadores e cuidadores. Um bate-papo online sobre turismo sustentável e mudanças climáticas ocorrerá no dia 28, ao vivo no YouTube do Semasa.
O público infantil poderá participar de atividades no Parque Ipiranguinha, nos dias 18 e 25/6. Na primeira data, o Semasa vai realizar a 6ª edição da Gincana Ecológica, conjuntamente com a primeira edição do Parque Recicla. Já no dia 25, o ‘Vivenciando a nossa cidade’ vai permitir que os crianças possam ter novos olhares sobre os parques e marcos da cidade. Ainda, o evento terá contação de histórias, com a Tuca (contadora de histórias do portal Hendu, de educação ambiental infantil) e oficina de pipa.

Plantio de árvores no Dia Mundial do Meio Ambiente
Plantio de árvores no Dia Mundial do Meio Ambiente

O final do mês também conta com programação agitada. No final de semana dos dias 25 e 26/6 o Parque do Pedroso recebe o seu primeiro Arraial. O público poderá aproveitar de quermesse com atrações musicais, trilha ambiental, comidas típicas e dança junina. Já no dia 27, será lançado o livro e a exposição sobre a pesquisa realizada pelo Semasa com os catadores de recicláveis informais. Este tema também será assunto do seminário “O papel dos catadores na estruturação de políticas ambientais urbanas”, promovido pelo Semasa no dia 30/6, das 9h às 17h.
A programação completa da Secretaria de Meio Ambiente ficará disponível em www.santoandre.sp.gov.br e a agenda do Semasa, com todas as informações e detalhes para inscrições está disponível em www.semasa.sp.gov.br.

Da Redação
Fotos: Helber Aggio /PSA

Artigos Relacionados

Castramóvel já realizou 287 operações

Juliana Bontorim

Prefeitura de Ribeirão Pires lança o “Circuito das Abelhas”

Juliana Bontorim

Saddam Tattoo realiza concurso tatuagem neste sábado

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error