22.8 C
São Paulo
sábado, 2 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Diadema Principal

Diadema prepara programação para o Mês do Consumidor

Levar informação para que a população conheça as garantias do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e os desafios para assegurar desses direitos é o principal objetivo das ações programadas para março, o Mês do Consumidor, em Diadema. A primeira será o Seminário “Código de Defesa do Consumidor – da Luta à Lei, da Lei à Luta”. Ação será no dia 15 de março, a partir das 9h, no auditório do Quarteirão da Saúde.
A atividade, aberta ao público, apresentará a história da conquista do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e os desafios para garantia efetiva dos direitos do consumidor nas relações de consumo da atualidade. Na data, promoverão palestras: o Dr Renato Afonso Gonçalves, mestre em Direito pela PUC/SP, especialista em Direito do Consumidor, professor da Universidade Paulista e autor de livros como “Banco de Dados nas Relações de Consumo”, e a Dra Roberta Densa, doutora em Direitos Difusos e Coletivos pela PUC/S), professora da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e autora de obras como “Proteção jurídica da criança consumidora”. A mediação será da Dra Cristiane Vieira de Mello, doutora em Direito do Estado pela PUC/SP, professora da Universidade Municipal de São Caetano do Sul e procuradora da Prefeitura de Diadema. Não há necessidade de inscrição prévia.

Consumo

“A questão das relações de consumo precisa ganhar mais conhecimento do público, para que se aproprie mais dessa questão, dos direitos e também das informações para o consumo consciente. Lembrando que a o consumo hoje é muito denotador das relações sociais, mede a relação que a gente tem com o planeta e com outros. Por isso, queremos fomentar o debate”, ressalta a secretária de Assuntos Jurídicos de Diadema, Débora Baptista.
Além disso, neste mês, o Procon Diadema inaugura a Escola Municipal de Educação para o Consumo. Para a coordenadora do serviço municipal, Eliete Menezes, isso aponta uma nova fase no desenvolvimento do trabalho. “A educação para o consumo é uma forma de prevenir abusividades cometidas por fornecedores de produtos e serviços. No cotidiano, buscamos orientar os consumidores a cada atendimento, na tentativa de torná-los seguros e capazes de evitar ações potencialmente prejudiciais e danosas em razão de sua vulnerabilidade nas relações de consumo”, explicou. Entretanto, na maioria das vezes, os consumidores somente procuram o serviço quando já consumada a conduta abusiva. “Diante dessa realidade, a Escola Municipal de Educação para o Consumo é um espaço voltado para o empoderamento da população por meio do acesso ao conhecimento de seus direitos básicos. Aguardem novidades!”, ressaltou Eliete.
A princípio, as atividades serão voltadas prioritariamente para o público idoso. Também estão previstas, ao longo do ano, ações para o público infantil, com o intuito de estimular o consumo consciente desde a infância.
A agenda de eventos da Escola do Consumidor será divulgada posteriormente no site da Prefeitura.

Serviço:

Seminário “Código de Defesa do Consumidor – da Luta à Lei, da Lei à Luta”

Data  e horário: 15 de março de 2023, quarta-feira, das 9h às 12h30
Local: auditório do Quarteirão da Saúde. Avenida Antônio Piranga, 700 – Centro.
Procon Diadema / Escola Municipal de Educação para o Consumo (Avenida Sete de Setembro, 400 – Centro de Diadema).
Telefones: 4053 7200 / 7204 / 7205 e 7207.
E-mails: procon@diadema.sp.gov.br e procon.atendimento.covid@gmail.com.

Da Redação.
Foto: Igor Andrade Cotrim

Confira mais notícias da região no Portal Big ABC.

Artigos Relacionados

São Caetano revitalizará a Rua Visconde de Inhaúma, um dos cartões postais da cidade

Juliana Bontorim

Maurício Manieri realiza apresentação do show “Classics” em Santo André

Juliana Bontorim

Hemocentro incentiva campanha no Dia Mundial do Doador de Sangue

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error