23.8 C
São Paulo
quinta-feira, 22 fev, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal Ribeirão Pires

Educação de Ribeirão Pires inicia uso de metodologia Lego Braille Bricks Brasil

Cinco alunos já começaram o aprendizado Lego Bricks Brasil
A Secretaria de Educação e Cultura de Ribeirão Pires inicia nesse mês de junho o ensino do método Lego Braille Bricks Brasil as pessoas com deficiência visual a aprenderem a ler e escrever através do sistema Braille. Com cinco matriculados, a Secretaria de Educação disponibilizou uma sala em suas dependências para o curso gratuito, disponível a todos que queiram conhecer o método.

O Lego Bricks Brasil é uma metodologia que ensina o Braille com recurso no processo de alfabetização, inclusão social e lazer a todos com ou sem deficiência visual. As peças representam o alfabeto Braille e a respectiva (letra/número) impressa em peças Lego, estimulam a percepção tátil.

A orientadora educacional, Camila Cristine de Lima relata que no dia 07 de junho, foi realizada a primeira aula utilizando esse recurso pedagógico. As pessoas com deficiência visual que tenham interesse em participar do curso, deverão comparecer a Secretaria de Educação e Cultura para efetuarem a matrícula no curso destinado a esse público específico.

O professor e transcritor em Braille, José Nilton Barbosa Meira, que tem deficiência visual, conta que o projeto em si é muito válido, pois passa o conhecimento da escrita e leitura para aqueles que perderam a visão na fase adulta e que apesar da evolução tecnológica com leitores de tela para computadores e celulares, o método é imprescindível.

Lego Braille Bricks Brasil

“Hoje em dia as embalagens de medicamentos vêm escritas também em Braille para facilitar nossa vida. Manuseando a embalagem você já identifica o remédio que irá utilizar. O Lego é um material inclusivo aqueles que enxergam ou não, onde ambos, podem atuar juntos para fazerem atividades escolares”, disse José Nilton.

 

Artigos Relacionados

Shoppings do ABC terão “portas abertas” para celebração do Dia das Mães

Juliana Bontorim

Mauá finaliza segunda trilha formativa do projeto ‘Primeira Infância Cidadã’

Juliana Bontorim

Santo André promove programação especial para campanha do Dezembro Vermelho

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error