22.8 C
São Paulo
sábado, 2 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal Ribeirão Pires

Educação de Ribeirão Pires retoma aulas de braille

Cursos gratuitos de braille oferecem opção presencial e online

A Secretaria de Educação de Ribeirão Pires retomou nesta semana os cursos gratuitos de braille. Professores da rede municipal atendem, em três turmas, 34 alunos. Um dos grupos é formado por seis moradores com deficiência visual. As aulas seguem até julho deste ano, nas modalidades presencial e online. Sendo assim, atividades oferecem o aprendizado básico da leitura e da escrita tátil
Kamila Ramos, 39 anos, perdeu a visão há três anos, após diagnóstico de glaucoma. Desde então, frequenta as aulas. “A gente fica mais aberto, não me sinto tão presa à deficiência e tão insegura. Ainda é difícil, porque eu enxergava e eu sabia as coisas. Ainda tenho que treinar mais o braille”, disse a aluna, que encontrou no curso uma forma de também se manter ativa.
Dessa maneira, atividades do curso de braille, tanto presencial como online, acontecem uma vez por semana. Os exercícios são individualizados e garantem o aprendizado básico da leitura e da escrita braille. “Para os deficientes visuais, o curso dá maior autonomia, no sentido de possibilitar os estudos e a leitura de livros. A tecnologia auxilia muito, mas o braille sempre estará junto”, explica José Nilton Barbosa Meira, professor das turmas que é deficiente visual.

Da Redação.
Imagem: Divulgação/ Secretaria de Educação Prefeitura de Ribeirão Pires

Confira mais notícias da região no Portal Big ABC.

Artigos Relacionados

Centro de compras de Santo André traz Show de Química para a garotada

Juliana Bontorim

Animália Park reúne diversão com conservação ambiental e proteção animal

Juliana Bontorim

Startup de São Bernardo lança projeto focado em promover conteúdo sobre o setor

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error