22.8 C
São Paulo
sábado, 2 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal Santo André

Em novo local, relógio em homenagem ao quarto centenário de Santo André é restaurado

Relógio relógio em homenagem ao quarto centenário  foi realocado na Praça Presidente Vargas, em frente à Igreja Matriz

O relógio doado em 1953 pela comunidade japonesa em homenagem ao quarto centenário de Santo André foi restaurado e está em novo endereço. O monumento, agora instalado na Praça Presidente Vargas, em frente à Igreja Matriz, foi inaugurado no dia 29 de maio.
Relógio em homenagem ao quarto centenário A praça já reúne elementos que destacam a cultura japonesa na cidade, como um torii (portal vermelho) e paisagismo oriental.

“Preservar a história é valorizar o futuro, por isso hoje realizamos a entrega da revitalização do relógio doado pela comunidade japonesa no quarto centenário de Santo André. Importante dizer também que a Praça Presidente Vargas recebeu iluminação em LED e câmeras de monitoramento para maior segurança e aproveitamento da nossa gente”, destaca o prefeito Paulo Serra.

Chamado “Monumento ao IV Centenário da Fundação da Vila de Santo André da Borda do Campo”, o relógio foi inaugurado em 8 de abril de 1953, quando a cidade completou 400 anos. Instalado originalmente na Praça IV Centenário, foi posteriormente colocado em frente ao Parque Regional da Criança Palhaço Estrimilique e, desde o ano passado, está instalado na Praça Presidente Vargas.
A Sociedade Cultural ABC – Bunka Kyokai, que doou o relógio em 1953, realizou a restauração do equipamento em parceria com a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos.

Foram substituídas as partes deterioradas pela ação do tempo e realizados reparos nas peças da máquina do relógio. A torre metálica recebeu restauração e pintura. Na caixa do relógio foi realizada a troca de partes danificadas com o tempo e construída torre em alvenaria, com vigas de concreto e fechamento de tijolo à vista.

Ivo Futigami, presidente da Sociedade Cultural ABC – Bunka Kyokai, comemorou a conquista. “Fica o nosso agradecimento pela reinauguração do nosso lindo relógio. A comunidade japonesa está muito feliz”, afirma.
“Há tempos cuidamos dessa praça e agora está mais completa, pois o momento da instalação do nosso relógio chegou”, completou o coordenador e vice-presidente da Sociedade Cultural ABC – Bunka Kyokai, Eiki Kurokawa.

Da Redação.

Fotos: Helber Aggio/PSA

Artigos Relacionados

Campanha de Brinquedos de Santo André termina com arrecadação recorde

Juliana Bontorim

Biblioteca de São Caetano realiza sarau modernista

Juliana Bontorim

Contém Geek by Pedro Irie: O cinema na UTI

Pedro Irie
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error