23.8 C
São Paulo
quinta-feira, 22 fev, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal Santo André

Emia e Escolas Livres de Teatro e de Dança promovem mostras de encerramento de ano

Tem início a temporada de mostras de encerramento de 2022 das Escolas Livres de Teatro (ELT), de Dança (ELD) e Emia (Escola Municipal de Educação Artística) de Santo André. Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, CEU Marek, Parque Celso Daniel, Praça Kennedy, Parque Regional da Criança – Palhaço Estremilique e Rua Coronel Oliveira Lima são alguns dos espaços que receberão apresentações das mostras, todas gratuitas.
Teatro – A mostra da Escola Livre de Teatro leva ao Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, nesta sexta-feira (25), a partir das 15h, uma programação que vai contar com apresentação do Núcleo de Tambores e Expressão, orientado pela mestra Girlei Miranda, que dará também uma aula aberta. O evento prossegue com o compartilhamento do Núcleo de Direção e as apresentações de dois projetos do Núcleo de Formação de Atores e Atrizes da ELT: “Comicidades” e “Composteiras: o futuro é ancestral”. Haverá ainda o compartilhamento das “Memórias de Viagem – ELT nas Culturas Negras de Uberlândia”.
A ELT continua sua mostra no sábado (26), na Rua Coronel Oliveira Lima, no Centro, próximo à escultura do artista visual Luiz Sacilotto. A partir das 16h30, quem estiver no local vai conferir a apresentação do Núcleo de Formação de Atores e Atrizes, no projeto Girando Cenas no Mundo. No domingo, o CEU Marek recebe, das 15h às 18h, a 8ª edição do Fórum Preto, com o tema Colorismo, e também o compartilhamento de processos do Núcleo de Tambores e Expressão.
A programação das mostras de encerramento termina no dia 1º de dezembro (na quinta-feira), às 20h30, no Parque Celso Daniel, com o Núcleo de Formação de Atores e Atrizes, que apresenta o projeto Girando Cenas Mundo.
Dança – A mostra Encontros, da Escola Livre de Dança, começa na Praça Kennedy, na Vila Bastos, na sexta-feira (25), às 20h30, com a apresentação da peça Café Aqui, que finaliza o primeiro ano de Formação Intensiva (F7). A apresentação reúne onze estudantes de dança que são desafiados a criar encontros com imprevistos e fluxos da dança.
No sábado (26), a ELD realiza um encontro para o compartilhamento e abertura de processos com todos os núcleos (Pré-dança, Iniciação, Fundamental, Elementar, Adultas e a Formação intensiva). O encontro começa na Praça Kennedy com apresentação da peça final dos alunos da Formação Intensiva (F7) e depois continua na sede da ELD.
A programação segue na segunda (28), com a apresentação do vídeo Solúveis, e o trabalho de finalização da Formação Intensiva, às 19h30. No mesmo horário, na terça (29), acontece roda de conversa com a dançarina e professora da USP Andrea Nhur, que irá abordar questões como: Qual a importância da dança e do ensino da dança no atual momento do nosso país? Dançar faz sentido? Aprender dança faz sentido? De que dança e quais aprendizados estamos falando? O tema da roda de conversa é: Dança, prática, pedagogia e contextos.
Para encerrar a mostra, a fonoaudióloga e pedagoga Ivana Heierling participa de uma roda de conversa sobre diversidade e inclusão de pessoas neuroatípicas e sua relação com o aprendizado da dança, às 19h30.
A Mostra da ELD conta ainda com a exposição Dança entre Lineares, de Heloisa Alves, na sede da Escola até 1º de dezembro.
Iniciação artística – A Escola Municipal de Iniciação Artística Aaron Feldman, que ocupa um casarão localizado no Parque Regional da Criança – Palhaço Estremilique, escolheu o tema “Casa, o que tem dentro de você” como inspiração para a mostra de encerramento deste ano. A idéia de uma casa, não só em seu aspecto arquitetônico, mas o corpo de cada um, foi o ponto de partida para as criações pós período de pandemia, que envolvem música, teatro, artes visuais, dança e áudio-visual que a escola vai compartilhar a partir das 9h30 do domingo (27), na sede da Emia.
A Emia Aron Feldman tem o foco no trabalho com crianças de 5 a 10 anos de idade, o projeto permite o acesso a práticas artísticas que estimulam a criatividade, o convívio, a expressividade e a linguagem poética de maneira integrada.

Endereços – Mostras de Encerramento
Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes
Rua Senador Flaquer, 110 – Centro

Parque Celso Daniel
Avenida Dom Pedro II, 940 – Bairro Jardim
Escola Livre de Dança
Rua Dr. Eduardo Monteiro, 410 – Jardim Bela Vista

Parque Regional da Criança – Palhaço Estremilique – Emia
Avenida Itamarati, 536 – Parque Jaçatuba

CEU Marek
Rua Eng. Alfred Heitzman Júnior, S/n – Jardim Marek

Da Redação
Foto: Divulgação

 

Confira mais notícias da região no Portal Big ABC.

Artigos Relacionados

Associação promove bate-papo sobre mulheres tecnológicas

Juliana Bontorim

ABC recebe vigésima primeira Megaloja de chocolateria conceituada

Juliana Bontorim

Cidade celebra 469 anos com programação cultural e solidária

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error