21 C
São Paulo
segunda-feira, 11 dez, 2023
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal

Empresa do Parque Tecnológico lança fio têxtil de fonte renovável

Inovando em novas tecnologias, a Rhodia, empresa do Grupo Solvay, localizada em Santo André, lançou mundialmente, nesta semana, o Bio Amni, primeiro fio têxtil de poliamida parcialmente de fonte renovável desenvolvido na América Latina. Trata-se de uma nova poliamida 5.6 produzida na unidade industrial da empresa.

O desenvolvimento desta tecnologia segue a tendência global da crescente demanda e movimentação de mercado por mais produtos têxteis sustentáveis. Para a criação do novo produto, as equipes de pesquisa e inovação da Rhodia trabalharam em um projeto que consumiu dois anos e investimentos da ordem de R$ 20 milhões.

“Assim como as empresas aqui instaladas, a Prefeitura também tem total preocupação com as causas do meio ambiente e sustentabilidade. A Rhodia engrandece ainda mais este nosso trabalho de termos uma cidade mais sustentável, inteligente e próspera”, comentou o prefeito Paulo Serra.

Sustentabilidade

O setor têxtil tem três principais desafios em relação ao meio ambiente e à sustentabilidade: os recursos, o processo produtivo e o descarte. A Rhodia já conta com alternativas sustentáveis no processo produtivo, com o uso de fontes de energia mais limpas, circuitos fechados e zero emissão de efluentes para o meio ambiente em sua unidade industrial de Santo André.

“A sustentabilidade é um dos principais drivers do mercado têxtil global, demandando soluções e produtos que agreguem valor a toda a cadeia de consumo – desde sua base até o consumidor final dos artigos têxteis – e ao mesmo tempo reduzam o impacto no meio ambiente. A Rhodia está fazendo uma evolução importante de portfólio para oferecer aos clientes o que tem de mais inovador atualmente no mercado”, explicou Antônio Leite, vice-presidente global de Fenol e Derivados, Solventes Oxigenados, Poliamida e Fibras do Grupo Solvay.

A partir do lançamento de Bio Amni, de fonte renovável, as fibras têxteis sustentáveis e/ou biodegradáveis da Rhodia chegam a 30% do portfólio. A expectativa da companhia é atingir 50% em um horizonte de três anos.

“Alinhado com as demandas e desafios do Mapa da Economia Paulista e seus setores estratégicos, o Parque Tecnológico de Santo André segue trabalhando firme para fomentar a inovação e as novas tecnologias nas empresas do ABC. Este lançamento deixa muito claro o impacto positivo da pesquisa, desenvolvimento e novas tecnologias na indústria têxtil mundial”, definiu o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.

 

Texto: Guilherme Menezes e assessoria Rhodia
Foto: Divulgação/Rhodia

 

Acompanhe mais notícias do ABC, aqui!

Artigos Relacionados

Município retoma ‘Pedalada Noturna’ após mais de um ano de paralisação

Juliana Bontorim

Prêmio ABC reúne mercado da Comunicação em edição histórica

Juliana Bontorim

Juju Bontorim confere: Bistrô da Enoteca enobrece cardápio para jantar com toque intimista

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error