22.5 C
São Paulo
terça-feira, 5 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Pets Principal Ribeirão Pires

Equipe Ambiental de Ribeirão Pires alerta sobre saúde de animais idosos no Fevereiro Roxo

Fevereiro Roxo é um mês importante também para a conscientização sobre a prevenção de doenças em animais idosos, inclusive degenerativas. A Secretaria de Meio Ambiente de Ribeirão Pires, por meio do Departamento de Proteção à Fauna e Bem-Estar Animal alerta. “O primeiro passo é manter sempre o animal vacinado, tanto com vacinas polivalentes, quanto a da raiva que é disponibilizada pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses)”, observa o veterinário Celso Gatti.
Dessa maneira, para o animal idoso, é necessário realizar check-ups com mais frequência. “Manter as avaliações em dia é fundamental para o bem-estar dos animais de mais idade. Avaliações veterinárias devem ser feitas a cada dois meses, uma vez que, com a idade avançada, também podem surgir enfermidades com mais facilidade. Identificar o quanto antes é importantíssimo para manter a qualidade de vida do pet”, complementou Gatti.
Outro ponto fundamental para o bem-estar do animal é manter uma rotina de atividades. Ainda que o bichinho já não consiga fazer com a mesma intensidade de antes, é fundamental não só mantê-lo ativo, mas também tratá-lo com amor e paciência. “Essa troca é importantíssima para o pet. Nunca o abandone”, disse.

Silvestres – “Em casos de animais silvestres, o fevereiro roxo é um incentivo ainda maior para cuidarmos da prevenção de doenças. Os animais silvestres podem transmitir doenças, tanto para outros animais quanto para humanos. Nós fazemos o acompanhamento de todos os animais resgatados. Sempre com o devido cuidado para prevenir a proliferação de doenças nas comunidades de animais”, explica o veterinário.

Castração

Além disso, a prefeitura de Ribeirão Pires realiza o trabalho de castração animal gratuita. As inscrições podem ser realizadas pelo telefone: 4824-4197 das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira.

Da Redação.

Divulgação/PMETRP

Artigos Relacionados

Encontre um melhor amigo: Feira de adoção animal acontece mensalmente em Ribeirão Pires

Juliana Bontorim

ONG andreense pede ajuda da população para manter trabalhos assistenciais ao público LGBTQIA+

Juliana Bontorim

Ribeirão Pires disponibiliza 67 vagas de emprego nesta semana

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error