As equipes do Santo André e do São Bernardo do Campo disputam a taça do Campeonato Paulista 2022, com outros 14 times, divididos em quatro grupos, dos quais apenas oito se classificam para a fase mata-mata. Contra dois importantes adversários, Palmeiras e Corinthians, os andreenses e são-bernardenses fizeram as estreias nos estádios como mandantes, Bruno José Daniel e 1º de Maio, respectivamente.
Outra equipe regional é o Esporte Clube Água Santa, de Diadema, que jogou fora de casa contra a Ferroviária, na Fonte Luminosa, e perdeu por 1×0. O Netuno somou duas derrotas seguidas, a primeira contra o próprio São Bernardo. Nesta terça-feira (01), o Água Santa volta a campo contra o Palmeiras, no Allianz Parque.

Panorama das partidas

No sábado, 29 de janeiro, o São Bernardo recebeu os atletas do Palmeiras, para segunda rodada do Paulistão, no Estádio Primeiro de Maio. Com jogo bem disputado, no primeiro tempo a equipe paulista perdeu pênalti, defendido pelo goleiro Alex Alves que, logo após, viu o próprio time abrir o placar com Silvinho.
No segundo tempo regulamentar, a equipe palmeirense fez alterações importantes no campo ofensivo e conquistou o empate depois de outro pênalti, apontado pelo VAR, com cobrança do atacante Wesley. Com o resultado, o time do ABC somou seu quarto ponto pelo grupo B, enquanto o Palmeiras vai a sete no grupo C, já que entrou em campo três vezes, devido os próximos jogos pelo Mundial de Clubes.
Já no final do domingo, 30 de janeiro, as equipes do Santo André e Corinthians entraram em campo para disputar os três pontos válidos pelo campeonato. Com partida ‘morna’ e pênalti polêmico, a equipe comandada por Sylvinho venceu por 1×0, com gol de Fábio Santos cobrado da marca da cal, após revisão no VAR.

Com a vitória, o Corinthians soma os primeiros três pontos no estadual e totalizou quatro pontos no grupo A. Na próxima quarta, o alvinegro terá pela frente o clássico contra o Santos, em Itaquera. Já o Santo André permanece com um ponto no grupo D e, também, na quarta-feira enfrentará o São Bernardo.