quinta-feira, 30 jun, 2022
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal Santo André

Escola de gastronomia abre primeira unidade no ABC

Com diversas franquias abertas nos últimos anos, Santo André agora conta com a primeira unidade no ABC da escola de gastronomia Chef Gourmet.

Com 900 metros quadrados localizados na Rua das Monções, 375, no bairro Jardim, a escola inaugurada no último sábado (12) contou com um investimento aproximado de R$ 500 mil e gerou 12 empregos formais diretos na cidade.

Inicialmente, a Chef Gourmet Santo André oferecerá ao público cursos nas áreas de Chef Cuisine, Cozinha por Hobby, Chef Pâtisserie e Boulangerie, Panificação e Confeitaria por Hobby, Chef Boucherie, Sommelier, Bartender e Chef Pizzaiolo.

Para o sócio-proprietário da unidade, Marco Hortelan, a escola atenderá as necessidades da região. “A Chef Gourmet será um importante elo entre os andreenses e o setor gastronômico. Nossa cidade é considerada a maior em quantidade de bares e restaurantes do ABC. Fizemos vários contatos com autoridades e pessoas do segmento de gastronomia da cidade e a receptividade foi ótima”, avaliou Hortelan.

Segundo dados do DataSebrae, que fez um levantamento junto à Receita Federal, até maio de 2020 a cidade de Santo André contava com 3.221 estabelecimentos gastronômicos, sendo 1.904 lanchonetes, casas de chá, sucos e similares, e 1.317 restaurantes e similares.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, o município tem atraído os olhares dos empresários do segmento de alimentação. “Santo André se tornou um polo gastronômico no Grande ABC e a cidade continua imprimindo todos os esforços no que tange não só à qualificação de mão de obra para atender esses investimentos, mas também para facilitar e fomentar a vinda de novos grupos para cá. A chegada da Chef Gourmet mostra que a cidade continua atraindo franquias e se consolidando como um grande setor gastronômico”, disse.

Via Rápida Emprego

Neste momento, a cidade de Santo André, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, está prestes a formar cerca de 20 profissionais no curso de Auxiliar de Cozinha, por meio do programa Via Rápida Emprego e da Escola de Ouro Andreense. O curso está sendo ministrado em uma carreta no estacionamento do Paço Municipal e tem previsão de encerramento para o próximo dia 23.

Na última segunda-feira (14), a carreta recebeu visita de um grupo com cerca de 10 donos de alguns dos principais restaurantes da cidade, que conheceram as instalações oferecidas para o curso.

Esta é a primeira atividade da carreta móvel do Via Rápida Emprego no ano em Santo André. À distância, recentemente foram encerrados os cursos de Assistente Administrativo e de Porteiro e Controlador de Acesso. Em breve, a cidade também deverá contar com a oferta dos cursos de Motoristas de Veículos de Cargas e Operador de Empilhadeira.

A capacitação profissional é um dos três pilares que a Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego tem como prioridade, juntamente com a melhoria no ambiente de negócios e a competitividade nas empresas.

 


Texto: Renan Muniz
Fotos: Divulgação/PSA

Artigos Relacioandos

Casa de stand-up comedy se destaca no Grande ABC

Juliana Bontorim

Secretaria de Cultura promove licitação para instalar cafeteria na Casa da Palavra

Juliana Bontorim

Cidade empossa integrantes do Conselho Municipal de Proteção e Defesa das Mulheres

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error