23.4 C
São Paulo
quarta-feira, 28 fev, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal São Caetano do Sul

Escolas municipais de São Caetano realizam treinamento do Educa + Vidas

No dia 08 de maio, professores e funcionários da EMEI Francisco Falzarano, no Bairro Boa Vista participaram do treinamento de primeiros socorros do programa Educa+Vidas. Ação instituída pelo prefeito José Auricchio Júnior e coordenada, de forma conjunta, pelas secretarias de Educação e Saúde.
“Convidei nossa equipe para participar da capacitação e foi grande a receptividade. Muitos já haviam assistido aos vídeos do programa no site (https://educamaisvidas.com.br/) e vieram aprender na prática”, testemunhou a diretora, Evanise Juarez, cuja experiência pessoal também atesta a importância desse tipo de capacitação. “Sou mergulhadora e já fiz treinamento de primeiros socorros. Graças a esse conhecimento, certa vez pude salvar uma funcionária que estava engasgada.”

Aprendizado

Stephano Rogério da Silva Rosa, instrutor do Núcleo de Educação em Urgência (parte do serviço de atendimento pré-hospitalar do SOS Cidadão 156) transmitiu orientações de forma descontraída e didática, angariando a atenção do público – e algumas risadas. “Nem vimos o tempo passar”, elogiou a diretora.
“Quando você sabe o que fazer, fica mais tranquilo”, destacou Stephano Rosa. Dessa maneira, começou ensinando os funcionários da escola como fazer uma tipoia e um curativo. Além disso, orientou manobras para engasgo e massagem para parada cardiorrespiratória, além de responder perguntas da plateia. “O que nós estamos fazendo aqui é multiplicar o conhecimento”, disse.
“A gente que fica em contato com criança o tempo todo precisa saber como lidar em situações de emergência. E não só aqui. Também na rua e mesmo em casa podem surgir imprevistos; é um aprendizado para a vida”, elogiou a servente Valentina Maria Crepaldi. “Treinamento em primeiros socorros é muito importante. Tive alguns anos atrás e quando me queimei na cozinha eu já sabia o que fazer”, confirmou a merendeira Maria de Fátima Alves Presti. “Aprendizado nunca é demais. A gente nunca sabe quando vai precisar”, concluiu a servente Sônia Maria Gomes dos Santos.

EDUCA + VIDAS

O programa Educa+Vidas é realizado com o intuito de capacitar educadores das escolas de São Caetano sobre como proceder em situações de emergência, por meio de treinamentos regulares e de videoaulas, disponíveis no hotsite educamaisvidas.com.br – acessível, também, para o público em geral.
Sendo assim, as formações começaram no dia 3 de maio, inicialmente para as unidades de Educação Infantil. Na sequência virão as escolas de Ensino Fundamental e, por fim, Ensino Médio. Neste último, os alunos também receberão a formação, além da equipe da escola. Além disso, escolas estaduais e particulares também poderão receber o treinamento.
Dessa forma, as escolas capacitadas receberão um selo que será afixado em local público e visível, atestando que aquele estabelecimento de ensino está certificado pelo Educa+Vidas e é um lugar mais seguro para alunos, professores e funcionários.

Da Redação
Fotos: Divulgação / PMSCS

Artigos Relacionados

Jovens de projeto esportivo recebem kit com uniforme

Juliana Bontorim

Escola de Artes de Ribeirão Pires promove apresentações de conclusão do semestre

Juliana Bontorim

Prefeitura de São Caetano realiza mostra de projetos educacionais

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error