22.8 C
São Paulo
sábado, 2 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Diadema Principal

Estudantes da EJA de Diadema relatam a própria história em livros

Por meio do programa “Leiturando”, proposto pela Secretaria de Educação, os estudantes das turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Diadema foram incentivados a narrar suas histórias de vida e memórias. Cada uma das 15 escolas que contam com turmas da EJA produziu um livro e uma coletânea com alguns deles será lançada em breve.
As oficinas de criação literária ocorreram após a formação “Ler, escrever e desenhar histórias de vida”, ofertada aos educadores articuladores do Mais Educação e professores da EJA. Os profissionais foram incentivados a pensar sobre as experiências escolares como pela realização de práticas que possibilitaram a compreensão dos conceitos de história de vida, identidade e memória.
O coordenador pedagógico da EJA na Secretaria de Educação, Fabio Rodrigues Lemes, explicou que a proposta era evidenciar as vivências e experiências que os estudantes trazem para as salas de aula da EJA por meio de suas contações de histórias e rodas de conversa em narrativas escritas. “Assim, trabalhamos com eles uma grande dificuldade que possuem que é a autonomia da escrita e a possibilidade de se reconhecerem como estudantes autores, escritores e produtores de histórias”, detalhou. “Portanto, a criação do livro era fundamental para que eles se reconhecessem nesse processo”, completou.
Para o educador, a escola como um todo ganhou com a proposta. “Teve o envolvimento dos professores, o movimento de organização dos saraus que envolveu os estudantes de todas as turmas, o grêmio, a comunidade escolar”, citou. “Nos saraus os estudantes apresentaram suas produções no formato do livro eletrônico e também encadernado. Agora a expectativa é que a publicação oficial saia para que os estudantes tenham sua noite de autógrafos”, concluiu.
Os alunos da EJA de Diadema participam da formatura que será realizada na noite desta terça-feira (6), no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, sede de Diadema, no bairro Piraporinha, a partir das 19h30.

Da Redação
Foto: Divulgação

Confira mais notícias da região no Portal Big ABC.

Artigos Relacionados

Shopping de Santo André promove evento esportivo para diversas idades

Juliana Bontorim

Núcleo de Inovação Social promove quarta edição do Café Solidário

Juliana Bontorim

Associação promove bate-papo sobre mulheres tecnológicas

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error