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Experiências presenciais imersivas são temática de bate-papo

Experiências presenciais imersivas são aposta do varejo

Na mesma proporção em que as vendas online, intensificadas pela pandemia, começam a recuar, pequenas e grandes marcas passam a mirar o seu crescimento na expansão física, trazendo as conexões presenciais para o ambiente de compra. E para oferecer a melhor experiência de compra, os empresários precisam  pensar fora da caixa e olhar para eventos e para a criação de pop-ups – conceito muito difundido no exterior – de forma diferente.

Segundo dados da Coresight Research, na Europa, os principais varejistas anunciaram 30,6% mais aberturas de lojas físicas e nos EUA, o aumento foi de 9,2% no acumulado do ano em comparação com o mesmo período de 2021. Esse movimento foi o oposto esperado pelo mercado no pós-pandemia, já que a expectativa era de que as marcas ficassem ainda mais dependentes do digital.

Em relação ao comportamento de consumo, os clientes estão buscando a flexibilidade e facilidade que encontraram nas compras online, mas também querem a possibilidade de experimentar os produtos, tocar, verificar a qualidade e se relacionar nas lojas. O sensorial nunca foi tão valorizado!

 

A experiência de marca alcança um outro nível

Na mesma velocidade em que os consumidores voltaram a comprar pessoalmente, a evolução do varejo acontece em relação às experiências oferecidas. As expectativas em relação ao atendimento e aos serviços aumentaram exponencialmente e a atenção do cliente ficou ainda mais dividida.

A atração tem sido o maior desafio do novo mercado, já que agora os consumidores buscam não só comprar produtos e serviços, mas também filmar um vídeo de conteúdo por exemplo. Laura Montenegro, portuguesa e fundadora do TBG, que trabalha diretamente com a construção e posicionamento de marcas, acrescenta que “com esta nova realidade do pós-pandemia, os retalhistas estão a aperceber-se que, a loja física já não pode ser apenas um local de venda. Tem de existir um ponto de conexão emocional, experiência e diferenciação. E como exemplo pioneiro em Portugal, temos a Levi’s, uma marca mundialmente conhecida, que trouxe para o mercado português todos esses pontos de contacto bem trabalhados com uma nova estratégia. A “Levi’s Print Bar”, que através das inovações tecnológicas, permite ao consumidor, numa questão de segundos, personalizar uma t-shirt ao jeito dele. Já imaginou que através desta estratégia, é possível proporcionar ao cliente conexão, experiência e diferenciação na hora?”

Os motivos que estão levando as pessoas até os espaços físicos, têm sido os mais variados,.

Flavia Brito, fundadora internacional do TBG, que atua com reposicionamento e experiência de marca no mercado português, complementa “a marca Mango, que faz parte do Grupo Inditex, teve um olhar estratégico, futurista e criativo para se posicionar e atingir um novo público: os jovens, a partir de 11 anos. Esse público mais cedo ou mais tarde, será adulto, logo, é preciso desde já estar fiel à marca. Assim, a Mango inaugurou pop-stores na Espanha, por enquanto em Barcelona e Valência, com espaços impactantes, trazendo cores fortes e uma área de “TikTokStage” onde esses clientes podem aproveitar o palco, ou seja, entender o comportamento do público que deseja conversar para gerar uma experiência inovadora e um relacionamento de longo prazo, nunca foi tão importante.”

A prática padrão de utilizar os espaços físicos das lojas para sediar eventos de lançamentos, a fim de fidelizar os clientes já não atrai mais. É preciso ir além e projetar experiências criativas e colaborativas em todos os campos, seja com foco na venda, no conteúdo ou no compartilhamento comunitário. Flavia ainda acrescenta “é perceptível o quanto os consumidores estão em busca de viver experiências no físico depois de tanto tempo presos em casa, isso se comprova com marcas que trazem espaços instagramáveis lotando seus ambientes de segunda a segunda, como é o caso de uma cliente de confeitaria que eu atuo em Portugal. Mas não só, é, na verdade, o mix entre físico e digital que faz sucesso no mundo pós-pandemia, o desejo do consumidor é compartilhar os detalhes da experiência nas redes sociais, fazendo um grande favor à marca em viralizá-la nesses meios de comunicação, gerar o famoso boca a boca e, consequentemente, reverter em números altos de lucros e faturamento.”

As marcas precisam pensar em seus espaços físicos não só como locais de venda ou para oferecer eventos para seus próprios clientes. O caminho precisa ser o inverso. É preciso pensar nesses espaços como oportunidades de outras marcas, pessoais, por exemplo, divulgarem e se relacionarem com sua audiência.

E para falar mais sobre esse assunto, o grupo de discussão avançada formado por profissionais de branding e experiência de marca de todo o mundo, The Branding Group, se reunirá presencialmente pela primeira vez no próximo dia 23 de maio às 14h, a convite da Feira da Moda Inverno – FEIMI, no Centro de Eventos São Luís, com o objetivo de criar espaços e conexões para gerar valor às marcas.

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Experiências presenciais imersivas
Experiências presenciais imersivas são aposta do varejo

CONVITE

BATE-PAPO IMERSIVO SOBRE EMPREENDEDORISMO E BRANDING PARA NEGÓCIOS
Criando espaço e conexões para gerar valor às marcas

Quando será: 23 de Maio de 2022
Horário: 14h
Onde: Feira da Moda Inverno – FEIMI no Centro de Eventos São Luís (Entrada pela Rua Luis Coelho, 323. Próximo ao Metrô Consolação)
Retire seu ingresso gratuito através do site: www.feiradamodainverno.com.br ou R$6,00 na bilheteria (parte da renda é destinada ao GRAACC).

Serviço – 1ª edição da Feira da Moda Inverno – FEIMI:
Data: 20 a 29 de Maio de 2022
Horário: Todos os dias das 12h às 21h

Da Redação

Imagens: Divulgação

 

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