A Família Kamachi, com irmãos e sobrinhos da segunda e terceira gerações de imigrantes japoneses que desembarcaram no Brasil a bordo do Arizona Maru em 1934, juntos, hoje, administram 32 lojas do setor de perfumaria.
Segundo eles, o segredo do sucesso é preconizar um atendimento mais humanizado, no qual cada colaborador é encarado como um líder educador. O nome da rede de beleza traz como essência o bairro do Japão Soneda, onde a família descende e seu ideograma em japonês significa “plantação de arroz com raízes profundas”. A logomarca foi inspirada no brasão da família como forma de homenagear os antepassados.
“Acreditamos que o segredo para o êxito do comércio são as pessoas e o cuidado que temos com elas. Buscamos fortalecer a cultura da empresa, por isso, construímos uma carta de valores com 800 pessoas, entre colaboradores e fornecedores. E esta é a carta que nos guia no dia a dia”, afirma Minoru Kamachi, diretor da Soneda.
A família, atualmente, está à frente da Soneda Perfumaria, que visa transformar o segmento da beleza com lojas espalhadas por São Paulo. Aliás, as cidades do Grande ABC, Santo André, São Bernardo e Mauá, também agregam filiais da marca. Os estabelecimentos possuem aproximadamente 250 m², com foco no consumidor final. A rede aposta que a chave para o sucesso é o cuidado com as pessoas, sejam elas colaboradores, clientes ou fornecedores.
Maior população de origem nipônica fora do Japão
Neste mês comemora-se 113 anos de miscigenação, troca de culturas, culinária mista e outros fatores que integram a vivência dos japoneses e descendentes no Brasil. Cerca de 1,5 milhão de pessoas de origem nipônica vivem no país tropical. O Japão, por sua vez, acolhe cerca de 175 mil brasileiros, também por questões econômicas, agora fazem o fluxo migratório inverso para trabalhar em território asiático. (Fonte: cultura.sp.gov.br)
O primeiro grupo oficial de japoneses, com 65 famílias, chegou ao porto de Santos em 1908, a bordo do navio Kasato Maru. A data representa mais do que a concretização das relações diplomáticas entre brasileiros e japoneses, estabelecidos ainda no século XIX. Desde a assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, em 5 de novembro de 1895, iniciou-se um contato efetivo entre dois povos e culturas fundamentalmente diferentes, mas que estabeleceram vínculos muito fortes. (Fonte: cultura.sp.gov.br)
Em contrapartida, no Grande ABC, em São Paulo, em 1946, com objetivo de resgatar o orgulho japonês e superar os traumas causados pela II Guerra, reuniram-se sob a liderança de Massugoro Maeda, Jukiti Okuno e Miyata, cerca de 50 famílias nikkeis da região e fundaram a Associação Santo André dos Amantes do Japão. De imediato, fundaram a escola de língua japonesa, promoveram undokai, campeonato de judô e bazar de artesanatos. Essa associação durou 8 anos. (Fonte: bunkaabc.wixsite.com)
Porém, em 1º de maio de 1954, foi então fundada oficialmente a Sociedade Cultural ABC – O Bunka de Santo André” . Inicialmente, constavam de seu estatuto os departamentos de esporte (judô, kendô e beisebol) e cultural ( ikebana, artesanato e palestras educacionais). Em 28 de outubro de 1954, nas dependências da Escola Industrial Julio de Mesquita, com a presença do cônsul geral japonês Tiba e de todos os seus associados, que totalizavam 186 pessoas, formou-se a primeira diretoria, tendo como presidente Yuao Motomura. (Fonte: bunkaabc.wixsite.com)
Em mais de 50 anos de história, o “Bunka” mostra-se uma entidade comprometida com seus objetivos estatutários.
Informações e fotos: Assessoria de imprensa Soneda
FOTO DE DESTAQUE TIRADA EM 2018 NA INAUGURAÇÃO DA UNIDADE SANTO ANDRÉ