21.1 C
São Paulo
sábado, 18 maio, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Colunista Gabriela Freitas Principal

Família de origem nipônica celebra 113 anos da imigração japonesa com história empreendedora

A Família Kamachi, com irmãos e sobrinhos da segunda e terceira gerações de imigrantes japoneses que desembarcaram no Brasil a bordo do Arizona Maru em 1934, juntos, hoje, administram 32 lojas do setor de perfumaria.

Segundo eles, o segredo do sucesso é preconizar um atendimento mais humanizado, no qual cada colaborador é encarado como um líder educador. O nome da rede de beleza traz como essência o bairro do Japão Soneda, onde a família descende e seu ideograma em japonês significa “plantação de arroz com raízes profundas”. A logomarca foi inspirada no brasão da família como forma de homenagear os antepassados.

“Acreditamos que o segredo para o êxito do comércio são as pessoas e o cuidado que temos com elas. Buscamos fortalecer a cultura da empresa, por isso, construímos uma carta de valores com 800 pessoas, entre colaboradores e fornecedores. E esta é a carta que nos guia no dia a dia”, afirma Minoru Kamachi, diretor da Soneda.

A família, atualmente, está à frente da Soneda Perfumaria, que visa transformar o segmento da beleza com lojas espalhadas por São Paulo. Aliás, as cidades do Grande ABC, Santo André, São Bernardo e Mauá, também agregam filiais da marca. Os estabelecimentos possuem aproximadamente 250 m², com foco no consumidor final. A rede aposta que a chave para o sucesso é o cuidado com as pessoas, sejam elas colaboradores, clientes ou fornecedores. 

Maior população de origem nipônica fora do Japão

Neste mês comemora-se 113 anos de miscigenação, troca de culturas, culinária mista e outros fatores que integram a vivência dos japoneses e descendentes no Brasil. Cerca de 1,5 milhão de pessoas de origem nipônica vivem no país tropical. O Japão, por sua vez, acolhe cerca de 175 mil brasileiros, também por questões econômicas, agora fazem o fluxo migratório inverso para trabalhar em território asiático. (Fonte: cultura.sp.gov.br)

O primeiro grupo oficial de japoneses, com 65 famílias, chegou ao porto de Santos em 1908, a bordo do navio Kasato Maru. A data representa mais do que a concretização das relações diplomáticas entre brasileiros e japoneses, estabelecidos ainda no século XIX. Desde a assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, em 5 de novembro de 1895, iniciou-se um contato efetivo entre dois povos e culturas fundamentalmente diferentes, mas que estabeleceram vínculos muito fortes. (Fonte: cultura.sp.gov.br)

Em contrapartida, no Grande ABC, em São Paulo, em 1946, com objetivo de resgatar o orgulho japonês e superar os traumas causados pela II Guerra, reuniram-se sob a liderança de Massugoro Maeda, Jukiti Okuno e Miyata, cerca de 50 famílias nikkeis da região e fundaram a Associação Santo André dos Amantes do Japão. De imediato, fundaram a escola de língua japonesa, promoveram undokai, campeonato de judô e bazar de artesanatos. Essa associação durou 8 anos. (Fonte: bunkaabc.wixsite.com)

Porém, em 1º de maio de 1954, foi então fundada oficialmente a Sociedade Cultural ABC – O Bunka de Santo André” . Inicialmente, constavam de seu estatuto os departamentos de esporte (judô, kendô e beisebol) e cultural ( ikebana, artesanato e palestras educacionais). Em 28 de outubro de 1954, nas dependências da Escola Industrial Julio de Mesquita, com a presença do cônsul geral japonês Tiba e de todos os seus associados, que totalizavam 186 pessoas, formou-se a primeira diretoria, tendo como presidente Yuao Motomura. (Fonte: bunkaabc.wixsite.com)

Em mais de 50 anos de história, o “Bunka” mostra-se uma entidade comprometida com seus objetivos estatutários.

 

 

Informações e fotos: Assessoria de imprensa Soneda

FOTO DE DESTAQUE TIRADA EM 2018 NA INAUGURAÇÃO DA UNIDADE SANTO ANDRÉ

Artigos Relacionados

Empreendimento promove ações de logística reversa na semana da criança

Juliana Bontorim

ONG realiza bazar beneficente sustentável para arrecadar recursos

Juliana Bontorim

Fundo Social de São Caetano promove 4º Chá de Outono

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error