Há 43 anos a Agência Octopus acredita que Comunicação Eficiente está diretamente ligada à necessidade e resultado das ações. Com sede em Santo André, o empreendimento comunicacional nasceu em 1978, a partir da idealização de quatro professores da Universidade Metodista, e posteriormente, a aquisição oficial do atual CEO, Paulo César Ferrari, considerado um publicitário visionário.
“Quem conhece o PC [Paulo César] não o vê fazendo outra coisa na vida. Ele entendia, claramente, que a relevância de qualquer negócio dependia enfaticamente do marketing agindo e da comunicação atraindo”, comentou Caroline Ferrari, publicitária e está COO | Novos Negócios Corporativos.

Atualmente, com aproximadamente 40 colaboradores, divididos em nove áreas, a Octopus atua com ações de marketing, lives, campanhas e clientes espalhados pelo Brasil. Apesar da atuação em outras regiões, os gestores consideram a agência sede no Grande ABC. “Aqui é palco de grandes marcas mundiais. Cenário de evolução constante. Sempre entre as cinco maiores regiões do país. Tudo isso nos orgulha e, sem dúvida, não há como negar a enorme influência desta região para nosso constante aprimoramento”, contou Ferrari.
Planejar e destacar são sinônimos da agência andreense, que é uma base de forte presença no mercado comunicacional. A história construída no Grande ABC agrega a evolução mercadológica, com mais de quatro décadas de trabalho, na qual passou-se pelas gerações da máquina de escrever, publicidade manual até chegar às formas mais atuais de informar e comunicar, a Octopus é uma agência da Era dos Dados. ”
Nos reconhecemos uma agência na Era dos Dados porque temos história por trás dos dados. E desde o início das transformações tecnológicas deste século, mostramos como essa nossa história fora da tecnologia fez toda diferença para nossa inteligência, que, hoje, é 200% apoiada nas ferramentas digitais inteligentes”, relatou.
TRABALHOS REALIZADOS
A empresa é Consultoria de Comunicação e Agência Multiplataforma, além de ser uma agência de propaganda, com gestão desde assessoria em marketing até o planejamento e execução da comunicação 360, que envolve endomarketing, construção de marca empregadora, branding, mídia off e online, mídias sociais e CRM.
No quesito MEIO AMBIENTE, dentre as iniciativas, destacam-se o POLO PETROQUÍMICO em grandes campanhas de conscientização sobre balões, que causavam problemas graves, principalmente nas décadas de 1980 e 1990. Com o SEMASA, campanhas de uso consciente da água, desde 1984 até os dias de hoje. Também campanhas representativas para preservação da Represa Billings, para conservação e desenvolvimento de Paranapiacaba e outras.

Já em SOLIDARIEDADE, segundo a agência, ajudar pessoas e instituições está no DNA da OCTOPUS. Ligada com pelo menos quatro ou cinco instituições simultaneamente, a exemplo das atuais parceiras AMIGOS DO BEM, CASA RONALD MCDONALD ABC, APAE, JEDA, ABC APRENDIZ, dentre outras, a ajuda é com entrega de serviços, campanhas e participações voluntárias.
Por fim, em relação à INFLUÊNCIA DIGITAL, se considera um “organismo” em constante evolução. “Podemos citar duas transformações digitais extremamente expressivas em clientes de enorme peso mercadológico: LIQUIGÁS, que iniciou conosco sua jornada online e, hoje, a expressividade da marca na internet é mais que triplicada. E a CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO, que levamos do zero à conquista do título de parlamento brasileiro com o maior volume de menções positivas nas redes sociais”, salientou.
EVOLUÇÃO COMUNICACIONAL

A empresa preza pelo impacto que campanhas publicitárias e projetos podem gerar para os clientes e também para o meio em que são compartilhados. Afinal, são 43 anos com presença no desenvolvimento de marcas, iniciativas e evolução de mercado e, aliás, não existem mais que vinte agências no país com mais de quatro décadas.
A Octopus consagra-se como uma das poucas agências do ramo existentes há mais de quatro décadas no Brasil, desde a criação do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e da Agência Desenvolvimento Econômico Grande ABC, passando pela introdução de marcas mundiais no mercado brasileiro e na construção de importantes temas, como o cooperativismo e alinhamento de transformações digitais.
“Cada passo dado ao longo desses anos, junto a diversos clientes que passaram por aqui, inovações na comunicação significaram abertura de novas possibilidades e novos caminhos para o mercado. Cada case de sucesso realizado, certamente representa um novo passo para a comunicação”, compartilhou.
Além disso, a gestão acredita que o mundo vive apenas o começo de um tempo em que os detalhes vão tornar-se cada vez mais cruciais no aprimoramento das áreas de Comunicação e Marketing. Portanto, fazer estimativas futuras é praticamente impossível quando se aborda as diversas ferramentas digitais. “Novos comportamentos e necessidades existirão, e consequentemente mercados e profissões, também. O que não muda é que marcas, negócios, experiências continuarão a ser feitos para seres humanos. Por isso, apoiada em TODA TECNOLOGIA possível, é nisso que a OCTOPUS continuará empenhada, junto a cada cliente que possui e conquistará”, evidenciou.
Fotos: Enviadas pela Octopus e retiradas no Facebook