22.5 C
São Paulo
terça-feira, 5 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Gastronomia Principal São Caetano do Sul

Festa Italiana de São Caetano retorna em sua 29ª edição

Nos quatro finais de semana de agosto, em São Caetano do Sul, haverá a 29ª edição da Festa Italiana, que volta com novidades, após dois anos de pandemia. A abertura será no sábado (6/8), às 18h.
As barracas gastronômicas estarão longo da Rua Mariano Pamplona e da Praça Comendador Ermelino Matarazzo, no Bairro Fundação. Na parte cultural, incluindo os shows musicais, serão realizados em frente, no Parque Municipal Província de Treviso, inaugurado dia 28 de julho, quando São Caetano completou 145 anos.
Dessa maneira, a Festa Italiana ocorrerá todos os sábados e domingos de agosto (6, 7, 13, 14, 20, 21, 27 e 28). Sendo assim, reunirá  gastronomia e atrações culturais, típicas do País da Bota. A expectativa é a de receber mais de 100 mil pessoas nos quatros fins de semana.
“É uma festa que não perde suas raízes em São Caetano, que se orgulha de sua colonização italiana. O evento está cada vez mais exuberante, atraindo milhares de famílias”, afirma o prefeito José Auricchio Júnior. “Neste momento de pandemia controlada, podemos voltar a nos confraternizar. Será uma celebração da vida.”
Lasagna, gnocchi, capeletti, cannoli, sfogliatella e, além disso, outros itens da gastronomia italiana integram o cardápio. Serão 28 barracas de comidas e bebidas típicas mantidas por entidades assistenciais da cidade.
Já na parte musical, Fred Rovella, Tony Angeli, Vivi Sorella, Mardoqueu Borguesi, Andrea Bien e Ivan Luigi, entre outros, cantarão clássicos como Volare, O Sole Mio, La Solitudine, Bella Ciao e, portanto, muitas outras canções que marcaram época.

Atualizado em 08 de agosto de 2022

A abertura oficial, feita pelo prefeito José Auricchio Júnior, contou com a presença de alunos da EMEF  (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Senador Fláquer, que abriram a cerimônia cantando Il Canto degli Italiani (O Canto dos Italianos), como é conhecido o Hino Nacional da Itália.

“A Festa Italiana é patrimônio cultural de São Caetano, do ABC e de São Paulo. Uma festa feita para as famílias, e que não perde as suas raízes”, destacou Auricchio.

SEGURANÇA

A Festa Italiana é uma confraternização segura para todos os frequentadores. Uma Central de Monitoramento faz o gerenciamento de 20 câmeras espalhadas estrategicamente pelo Parque Província de Treviso, ruas onde estão as barracas e pelo entorno. Além disso, 500 agentes das Forças de Segurança, representadas pelas Polícias Militar e Civil, e pela GCM (Guarda Civil Municipal), garantem a tranquilidade do público.

Atualizado em 31 de agosto de 2022

Presente nos oito dias de festejos, o prefeito José Auricchio Júnior foi um dos mais animados no último dia de Festa Italiana.
“É uma alegria muito grande ter participado todos estes dias da Festa Italiana e poder reencontrar muitos amigos, após um período de muitas dificuldades nestes dois últimos anos, sempre lamentando por aqueles que, infelizmente, não estão mais entre nós. Mas, hoje, só tenho a agradecer a todos que participaram, direta e indiretamente, dos preparativos para que estivéssemos aqui essa noite finalizando a maior festa temática de rua do Brasil, não tenho dúvida disso”, enalteceu Auricchio.
Ao final do pronunciamento do prefeito, o pároco da Paróquia São Caetano, Gilberto Dias Nunes, deu a benção a todos os presentes. Logo depois, subiu ao palco a Família Lima, grande atração cultural desta edição.

ORGANIZAÇÃO
Durante os quatro fins de semana do mês, a festividade recebeu cerca de 80 mil pessoas e movimentou aproximadamente R$ 2 milhões entre as 27 entidades assistenciais da cidade, responsáveis pelas barracas gastronômicas. A festa teve participação importante da sociedade civil, que doou 2.590 kg de farinha (Moinho Santa Clara), 2.780 pães (Padaria Portuense) e 2.500 kg de macarrão (Adria).
O sucesso da 29ª Festa Italiana é mérito também de quem trabalhou no preparo dos pratos da culinária do País da Bota.

Da Redação
Foto: Letícia Teixeira / PMSCS/ Alexandre Yort / PMSCS

Artigos Relacionados

Hospital Estadual Mário Covas mantém selo de qualidade internacional ‘Qmentum’

Juliana Bontorim

Apoio psicossocial se torna aliado para educação de qualidade

Juliana Bontorim

Festa Mística de São Caetano será realizada neste fim de semana

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error