23.8 C
São Paulo
quinta-feira, 22 fev, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Diadema

Fundo Social de Diadema fecha mais um ano de trabalhos humanitários

Entidade promoveu campanhas de arrecadação/doação de sangue, peças de roupas, calçados, absorventes, alimentos e outros; ações beneficentes como a barraca do bingo e o almoço da Massa Solidária; além disso tudo, ainda capacitou organizações sociais

Sempre atuando sem fins lucrativos e fazendo o bem às pessoas mais vulneráveis da cidade, o Fundo Social de Solidariedade de Diadema encerra mais um ano de trabalho. O balanço é resultado da participação e colaboração de pessoas físicas e jurídicas que fizeram suas doações em prol de quem mais precisa.

O Fundo Social tem como missão promover a inclusão social através do seu objetivo principal que é envolver a sociedade na prática do trabalho voluntário para minimizar as necessidades sociais de grupos menos favorecidos.

“O lema da Prefeitura de Diadema e do Fundo Social é de que ninguém faz nada sozinho. Por isso, nesse final de ano precisamos apresentar nosso balanço e junto com ele os nossos sinceros agradecimentos a todos que nos ajudaram a fazer o bem. Nossos votos de boas festas e de próspero e feliz 2024 para todas e todos”, declarou Inês Maria, presidenta do FSS de Diadema.

Na lista de parceiros/colaboradores do Fundo Social de Diadema estão deputados, vereadores, empresários, comerciantes, shoppings, policiais, sindicatos, servidores públicos, população em geral e, de modo especial, a equipe de voluntários e os integrantes do Conselho do Fundo.

Além de agradecer aos parceiros tradicionais, Inês Maria também destacou o auxílio do Governo Federal que este ano retomou os investimentos sociais e econômicos para o país inteiro. “Também estamos avançando e prosseguindo na parceria com o Governo Estadual. Essa cooperação já vai resultar, nos próximos meses, na inauguração da Praça da Cidadania”, disse Inês Maria.

Em fase final de obras, a Praça da Cidadania de Diadema é fruto da parceria do Governo do Estado, por meio do Fundo Social de São Paulo, com a Prefeitura de Diadema. O novo equipamento público, ao lado do Parque Regional Oeste e do Conjunto Habitacional Sanko, vai oferecer cursos profissionalizantes, quadra esportiva, horta comunitária e outras atividades gratuitas à comunidade.

Campanhas sociais de 2023

“A Solidariedade Está no Sangue” foi o título da Campanha de Doação de Sangue, organizada pelo FSS e a Unifesp Diadema. De acordo com o Banco de Sangue, as 97 bolsas de sangue coletados são suficientes para atender até 388 adultos ou 679 crianças.

A arrecadação de alimentos do FSS chegou a quase 15 toneladas que foram encaminhadas para o Banco de Alimentos, Pastorais da Criança, 25 organizações e 61 associados das Cooperativas de Catadores/Reciclagem. Além do recebimento direto de alimentos, o FSS participou ativamente da Campanha Natal Solidário – “Sua Fome Me Incomoda”, juntamente com a Secretaria de Segurança Alimentar. Ação também contou com o apoio do Sindema (CUT) – Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema.

Só nos shows da Vila de Natal (Praça da Moça), a população doou um total de 4,5 toneladas de alimentos, destinadas ao Banco de Alimentos. O balanço total de arrecadação ainda não foi concluído porque a ação começou dia 20/11 e termina nesta sexta, 22/12.

Em 2023, o FSS arrecadou 34.000 peças de roupas, 5.000 pares de calçados e outros itens. Esse montante foi fracionado para distribuição gratuita à comunidade. Nesse sentido, cerca de 2.000 roupas e calçados foram entregues ao Centro Pop, serviço da Prefeitura que atende pessoas em situação de rua.

Outra forma exitosa de distribuição gratuita de roupas e calçados foi por meio do “Varal Solidário”. A ação, realizada quase 40 vezes em diversos pontos da cidade, consiste na exposição das peças para escolha das próprias pessoas interessadas. Ao todo, foram oferecidos cerca de 20.000 peças de roupas e 2.000 pares de calçados.

O FSS de Diadema arrecadou também 108 pacotes de absorventes higiênicos, por meio da Campanha Ciclo do Bem – “Diadema em Defesa da Dignidade Menstrual”. Os produtos coletados foram destinados ao Centro Pop e outras entidades assistenciais.

Outros dois eventos do FSS este ano foram a barraca do bingo no São João de Diadema e o almoço beneficente “Massa Solidária”, realizado no Clube Chácara 3 Irmãos. O valor arrecadado foi investido na compra de cestas básicas, por meio de licitação, e entregues à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania para atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social.

“Nosso plano é realizar o próximo almoço ‘Massa Solidária’ em março”, antecipa a presidenta do FSS, Inês Maria.

Outra meta do FSS de Diadema para 2024, é avançar além da questão de formação e capacitação das organizações da sociedade civil do município. Para isso, a direção do Fundo está em constante empenho na busca de recursos orçamentários, por meio de emendas parlamentares e ou doações empresariais, que viabilizem o financiamento de pequenos projetos sociais de entidades locais. Ao todo, 47 organizações/entidades participaram dos cursos oferecidos ao longo deste ano.

SERVIÇO
Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Diadema
Rua Almirante Barroso, 160 – Vila Santa Dirce – Centro
Telefone: 4092-5340 (horário comercial)
E-mail fundosocial@diadema.sp.gov.br

Da Redação

Foto: Divulgação

Confira mais notícias em Portal Big ABC

Artigos Relacionados

Cozinha Criativa de Diadema abre inscrições para oficina de Biscoitos Caseiros

Juliana Bontorim

Dezembro Vermelho em Diadema tem início com Campanha Fique Sabendo

Juliana Bontorim

Rede de Reabilitação de Diadema completa um ano de atividades

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error