27.8 C
São Paulo
quarta-feira, 17 abr, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal

Hospital de campanha do Estádio Bruno José Daniel recebe primeiros pacientes

Local possui 120 leitos e atenderá pacientes de baixa, média e alta complexidade

O hospital de campanha localizado no Estádio Bruno José Daniel, em Santo André, recebeu os primeiros pacientes nesta sexta-feira (22), uma mulher de 62 anos e dois homens, de 42 e 51 anos. Todos apresentam quadro clínico estável e foram transferidos em ambulâncias da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Perimetral.

“Santo André se planejou, equipou a Saúde e segue um hospital à frente do vírus, com capacidade ampliada para não deixar nenhum andreense sem atendimento médico. Mesmo com índices positivos no enfrentamento à Covid-19, com a taxa de ocupação geral de leitos em torno de 50%, não podemos relaxar. O momento pede cuidado e proteção, para que a velocidade de contágio não avance e para que possamos salvar vidas”, destacou o prefeito Paulo Serra.

O panorama em Santo André

O hospital de campanha do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, inaugurado no dia 15 de abril, está atualmente com 129 dos 180 leitos ocupados.

O secretário de Saúde de Santo André, Márcio Chaves, estava no Estádio Bruno Daniel nesta sexta e acompanhou a chegada dos novos pacientes. “Infelizmente hoje vamos chegar perto dos 80% de ocupação do hospital de campanha do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia e, com isso, tivemos a necessidade de iniciar a operação deste hospital no Estádio Bruno José Daniel. Também estamos preparando o terceiro hospital de campanha, localizado na Universidade Federal do ABC”, explicou.

O hospital de campanha do Estádio Bruno Daniel possui 120 leitos, sendo 10 de UTI, e tem capacidade para atender pacientes de baixa, média e alta complexidade com suspeita ou confirmação de Covid-19.

O hospital conta com laboratório próprio, equipamento de raio-x portátil e digital e quatro postos de enfermagem com leitos para isolamento.

As ações

O terceiro hospital de campanha de Santo André, que está sendo instalado na Universidade Federal do ABC, terá 100 leitos. Somando todas as entregas, o município vai disponibilizar 400 novos leitos.

A Secretaria de Saúde reforça que as UPAs e Unidades de Saúde continuam sendo a referência para o atendimento inicial de casos de coronavírus. Os hospitais de campanha funcionam como retaguarda do serviço público de saúde e os pacientes chegam, exclusivamente, transferidos por ambulâncias.

 

Texto: Rafaela Mazarin

Fot: Angelo Baima/PSA

Artigos Relacionados

Campanha ‘Alimente esse Sonho’ arrecada108 mil reais para APAE Santo André

Juliana Bontorim

Direito São Bernardo aborda Crise Constitucional em Aula Magna

Juliana Bontorim

Encontro cultural realiza nova edição em São Paulo

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error