22.5 C
São Paulo
terça-feira, 5 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Ribeirão Pires

Mais de 6.000 visitantes prestigiam tradições no 2º Festival Oriental de Ribeirão Pires

Apresentações culturais, concurso de cosplay e gastronomia típica atraíram público ao evento que aconteceu neste domingo (3)

O Paço Municipal de Ribeirão Pires sediou neste domingo (13) a segunda edição do Festival Oriental da cidade. A organização estima que mais de 6.000 visitantes passaram pelo evento, que aconteceu das 10h às 19h. Gastronomia típica, concurso de cosplay, apresentações musicais e a parada taikô, com grupo Washi Daiko e convidados, foram destaques da programação.

Oficinas culturais foram atrações gratuitas da festa. Fabiana Vieira, do Jardim Valentina, trouxe o neto, Kaique Graciliano, para curtir o Festival Oriental. “Ele gosta muito dessa cultura”, disse Fabina, que revelou que o menino, que tem TEA (Transtorno do Espectro Autista) possui facilidade com novos idiomas. Kaique foi um dos alunos da oficina de escrita japonesa. “Ele também quer aprender inglês e coreano”, disse.

Na área gastronômica, pãozinho do Kung Fu Panda, Lamen do Naruto, yakisoba, pasteis, crepe japonês, temaki, poke e hot roll foram opções em cardápio variado. Ian da Silva, 10 anos, acompanhado de seu pai, Wendel da Silva, 46, é fã de Naruto e provou, pela primeira vez, Lamen temático. “Estou comendo como se fosse o macarrão do Naruto”, disse. O menino aprovou a programação do evento. “O que mais gostei foram os cosplays. Sempre quis ver esses personagens de perto”.

Entre as apresentações culturais típicas de países do Oriente, a Parada Taikô atraiu os olhares dos visitantes. A atração contou com participação do grupo ribeirão-pirense Washi Daiko e convidados vindos de São Paulo.

“A agenda de atividades culturais de Ribeirão Pires está cada dia mais forte. Recebemos público familiar, de crianças a idosos, aqui no Festival Oriental. Em nossos eventos, a cultura é protagonista, e isso está ganhando os visitantes e fazendo nossa cidade se tornar referência na região e em todo o Estado”, avaliou o prefeito Guto Volpi.

O mágico Ossamá Sato, Bom Odori (dança tradicional japonesa), grupo de dança da EMARP – Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires, e demonstração de jiu-jitsu da Escola i9 DOJO também integraram a programação.

O Festival Oriental promoveu, ainda, concurso de cosplay nas categorias pet, fofura (até 3 anos), kids (4 a 12 anos) e adulto. A Rua Felipe Sabbag foi fechada ao trânsito para sediar a Feira de Artesanato local. Expositores apresentaram, também, itens artesanais e de vestuário típicos do oriente.

Artigos Relacionados

Campanha Setembro Amarelo alerta sobre sinais que podem levar ao suicídio

Juliana Bontorim

Concurso Cultural movimenta rede de ensino em prol dos 70 anos da cidade

Juliana Bontorim

Castramóvel já realizou 287 operações

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error