22.3 C
São Paulo
domingo, 14 abr, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Colunista Gabriela Freitas Gastronomia Mauá Principal Ribeirão Pires Santo André

Mauaense deixa Engenharia Ambiental para empreender no segmento de pães saudáveis

Com mais de 1500 seguidores no instagram,  a Leveza na Mesa é especializada no segmento de pães saudáveis. À frente das criações está a empreendedora mauaense Viviane Espíndola, que deixou o diploma de Engenharia Ambiental para buscar o sonho do empreendedorismo, em 2018. Atualmente com 3000 produções mensais e ajuda do pai Raimundo, o negócio culinário recebe dedicação diária de Viviane, que, a partir de um curso no Senac, encontrou na gastronomia a chance de ‘vencer’, aos poucos, o diagnóstico de depressão. 

“Eu trabalhava na minha área de formação e contava com um salário muito bom, porém eu não estava feliz e ainda tinha que lidar com a depressão. Passei a gastar muito dinheiro com remédios e precisava, de alguma forma, mudar essa situação”, comentou. 

Viviane registra participação no curso Google womenwill

Desde o início da Leveza na Mesa, Viviane ouvia de algumas pessoas próximas que estava se arriscando por algo que era incerto, mas acreditava que seria possível e, aliás, sentia que poderia melhorar a saúde optando por trabalhar na área que se encantou em uma aula técnica. 

“Não foi fácil, na verdade, não é fácil. Cada dia tenho que inovar, criar, vender, pesquisar, postar, afinal, a vida do empreendedor é lidar com desafios diariamente”, salientou a proprietária da Leveza na Mesa, que celebra as pequenas conquistas, desde a fidelização de clientes até o atual prêmio de qualidade no Top of Minds 2020/21. 

O começo do sonho 

Antes do processo de produção dos pães, Viviane já buscava conhecimento no setor do empreendedorismo. Através de cursos profissionalizantes, a culinarista pôde desvendar meios ideais para o sucesso do futuro negócio. 

“Eu fiz um curso pelo Google que apresentava aspectos para segmentar e como lidar com o primeiro negócio. E também me formei empreendedora com o projeto da Braskem, que me mostrou todo processos de segmentação, venda, pós-venda, entre outras coisas, que, de fato, me ajudou muito”, afirmou. 

Viviane recebe certificação do programa Empreendedoras Braskem

De acordo com Espíndola, 99% das vendas da Leveza na Mesa são realizadas de forma orgânica, ou seja, por meio das postagens nas redes sociais e divulgações no WhatsApp. “É possível empreender e ganhar dinheiro com seu esforço. Não vou falar que é fácil, porque realmente não é, mas é possível. E quando vemos que outras pessoas como você conseguem ter sucesso dá mais ânimo para continuar. É muito gratificante ver onde cheguei e onde ainda posso ir, sabe?”, compartilhou. 

Formada em 2019 pelo programa Empreendedoras Braskem, aos poucos, Viviane alavancou a atuação da Leveza na Mesa, além de passar a escutar os feedbacks dos clientes. “Muitas vezes não paramos para ouvir as pessoas ao nosso redor. E quando entendi que isso seria muito importante para meu negócio, eu fiz. Hoje, muitas novidades e produtos são feitos a partir do que o meu cliente pede e passa de informação. Por isso, para mim são mais que meus clientes, são meus amigos”, relatou. 

Já em março de 2021, outra novidade passou a integrar as produções. Através de um investidor anjo, a Leveza na Mesa adquiriu quatro equipamentos: forno turbo, divisora/boleadora, câmara de fermentação e amassadeira. “Vou sempre persistir e apresentar a qualidade dos pães que fazemos”, contou.

Viviane atenta ao curso de panificação no Senac

As ‘colheitas’ 

Ao todo são seis tipos de pães diferentes com receitas criadas pela Viviane (milho, australiano, mandioquinha, laranja, beterraba e integrais puros), dois formatos (forma e snack), além de entregas realizadas por aplicativo e parcerias com clínicas estéticas e nutricionistas. As cidades de Mauá, Santo André e Ribeirão Pires são atendidas pelo sistema de delivery da marca, mas a proprietária compartilhou o desejo de atender outros municípios. 

“Vamos expandir nosso canal de atendimento. É muito legal poder acompanhar a evolução do meu sonho. Nunca imaginei que estaria sendo entrevistada hoje, por isso continuarei a melhorar sempre”, salientou.

Com o slogan ‘tornar o desafio uma oportunidade’, Vivi enfrentou a pandemia com segurança e aumenta, a cada dia, o número de apreciadores dos pães. Para 2022 não será diferente, pois a pretensão é tornar a Leveza na Mesa mais visível.  “Neste ano, queremos encontrar as formas certas de chegar a mais clientes mantendo os padrões de atendimento e qualidade dos produtos”, garantiu.

 

Conheça a Leveza na Mesa!

 

Registro dos primeiros pães produzidos

 

 

Vivi se apresenta no programa Empreendedoras Braskem

 

 

 

Acompanhe mais notícias!

Artigos Relacionados

Fundo Social de São Bernardo promove edição de ação “Sonho de 15 anos”

Juliana Bontorim

São Bernardo reedita Feirão de Emprego voltado às mulheres

Juliana Bontorim

Chef do Grande ABC participa de reality show do SBT

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error