19.5 C
São Paulo
quinta-feira, 18 abr, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal

Moradores recebem bolsas de estudo integral para cursar medicina

Prefeito Orlando Morando recebeu grupo de estudantes contemplados por parceria com a Uninove, que já beneficiou 90 jovens desde 2017

O sonho de infância de se tornar médica pediatra está perto de ser realizado pela estudante Milena da Silva Barbosa, de 19 anos. A moradora do Jardim Tupã, no Riacho Grande, em São Bernardo, está entre os 20 beneficiados pela parceria entre a Prefeitura e a Uninove com bolsa de estudos integral para o curso de Medicina. Desde 2017, o convênio entre a administração municipal e a instituição de ensino superior já contemplou 90 pessoas.

“Desde os 7 anos de idade sonho em ser médica, mas infelizmente meu pai nunca teve condições de pagar. Ter essa oportunidade é muito emocionante”, comenta Milena. A jovem, cujo pai é marceneiro e a mãe dona de casa, já vislumbra trabalhar na rede municipal de São Bernardo. “Quero retribuir dando o meu melhor e ajudando as pessoas que não têm condições”, completa.

Os estudantes contemplados com a bolsa de estudos foram recebidos pelo prefeito Orlando Morando nesta terça-feira (2/2). “É uma enorme satisfação permitir que mais médicos se formem e atuem na cidade. São Bernardo evoluiu muito em estrutura de Saúde nos últimos anos, com a inauguração de dois hospitais (Hospital de Urgência e Novo Anchieta), e, em breve, teremos o Hospital da Mulher. Temos uma rede completa à disposição destes jovens”, ressalta o prefeito.

O encontro contou ainda com a participação do ex-governador do Estado de São Paulo e professor da Uninove, Geraldo Alckmin. Ele destacou os avanços na rede municipal de Saúde do município. “São Bernardo é uma das maiores cidades do Brasil e oferece infraestrutura invejável, uma rede completa de saúde, inclusive com cirurgia cardíaca infantil”, observa.

O convênio, firmado em 2017, estabelece que a instituição de Ensino Superior repasse 10% do valor arrecadado com as mensalidades dos alunos à Prefeitura como contrapartida para a realização de estágio na rede municipal de Saúde. Para participar do processo seletivo, os candidatos precisam ter cursado o Ensino Médio em instituição pública, ter boa avaliação no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e comprovar renda familiar mensal per capita de até um e meio salário mínimo.

Para o diretor do curso de Medicina da Uninove, Cristiano Gomes, o convênio entre a instituição de ensino superior e a Prefeitura traz “enorme impacto social e educacional”. “O curso de Medicina da Uninove é nota 5 no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), em escala de 1 a 5, e está entre os cinco melhores cursos do País. Essa parceria é muito importante e teremos a oportunidade de dar uma retribuição à sociedade”, diz.

Texto: Natália Fernandes

Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

Artigos Relacionados

APAE realiza seminário motivacional em buffet da cidade

Juliana Bontorim

Campanha Natal Esportivo arrecada brinquedos, roupas e material escolar em Santo André

Juliana Bontorim

OAB Santo André promove primeiro Festival de Food Trucks

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error