24.7 C
São Paulo
terça-feira, 5 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Saúde

No verão, os olhos precisam de cuidados redobrados

Os olhos também precisam de cuidados especiais durante o verão. De acordo com o médico Fernando Naves, oftalmologista do Hospital Santa Casa de Mauá, a exposição excessiva aos raios solares causa danos oculares e os óculos de sol com proteção ultravioleta são os melhores aliados da época. “Não basta escolher o acessório mais moderno e bonito, ele precisa ter qualidade, proteger os olhos e não causar desconforto”, orienta o especialista.

A exposição ao sol sem proteção aumenta o risco de doenças, como pterígio, catarata e degeneração macular e as queimaduras da superfície ocular também são comuns. Neste período, os olhos ficam mais secos e podem ser atingidos por alergias. Por isso, é importante manter as pálpebras e cílios sempre limpos e hidratados. Outro fator que também pode ressecar e causar desconforto é a exposição ao ar condicionado, exigindo o uso de colírios lubrificantes. No entanto, eles devem ser recomendados pelo oftalmologista.

“Durante o verão, a aglomeração de pessoas e até a água de piscina e do mar podem provocar a conjuntivite viral, causando sensibilidade, vermelhidão, lacrimejamento excessivo e secreção”, lembra o médico oftalmologista Fernando Naves.

Outras dicas que ajudam a garantir a saúde dos olhos são:

– Cuidado com o protetor solar próximo à região dos olhos, pois pode causar irritação. Caso isso ocorra, lave os olhos com água filtrada e utilize um colírio lubrificante. Se a irritação piorar, procure imediatamente um oftalmologista.

– O cloro da piscina e o sal do mar também podem irritar os olhos. Por isso, evite abrir os olhos embaixo d’água, pois além dos microrganismos, outras partículas podem machucar os olhos. Ao sair da água, lave bem os olhos.

– As pessoas que usam lentes de contato devem redobrar a higiene e evitar o uso delas dentro da água para não causar nenhuma irritação.
O Hospital Santa Casa de Mauá está localizado na Avenida Dom José Gaspar, 1374 – Vila Assis – Mauá – fone (11) 2198-8300.

Da Redação

Foto: Divulgação

Confira mais notícias em Portal Big ABC 

Artigos Relacionados

São Bernardo intensifica ações em prol do Novembro Azul

Juliana Bontorim

CAPS de Ribeirão Pires promove caminhada em prol da saúde mental

Juliana Bontorim

Hospital andreense tem Dia D do Outubro Verde e Rosa

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error