27.8 C
São Paulo
quarta-feira, 17 abr, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Saúde

Novembro Azul tem carreta itinerante com exames em São Caetano

A Prefeitura de São Caetano do Sul iniciou na segunda-feira (6/11) o atendimento com exames para homens na Carreta Móvel da Saúde, que vai percorrer diversos espaços da cidade até 30 de novembro. O atendimento especial do Novembro Azul acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 13h. Na primeira semana de ação foram realizados 861 exames. No sábado (11/11), o prefeito José Auricchio Júnior visitou as ações.
“Minha expectativa é a melhor possível. Espero que seja realizado um grande número de exames, com poucos resultados alterados. Esse é o objetivo do Novembro Azul, realizar a prevenção, além da tentativa de diagnóstico precoce do câncer de próstata. É importante que os homens procurem a carreta para realizar o PSA, que é um rastreamento. O exame de toque feito pelo urologista é fundamental para avaliar tamanho e consistência da próstata”, explicou Auricchio.
Diante de qualquer exame de imagem ou PSA que tenha alteração, o paciente é agendado com o urologista para realização de exames complementares para fechar o diagnóstico. “A identificação precoce de doenças aumenta as chances de um tratamento eficaz. Por isso, alguns exames devem fazer parte da rotina dos homens. É preciso prestar atenção no corpo e ficar atento aos sinais que ele envia”, destacou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.
“Em termos de prevalência, o câncer de próstata é o segundo mais comum na população masculina (o primeiro é o câncer de pele). Embora muito prevalente, é altamente curável quando diagnosticado em fase inicial. O tumor de próstata com o diagnóstico precoce tem chance de cura acima de 90%. A expectativa da nossa campanha é esperar que o paciente não tenha o diagnóstico tardio ou uma doença avançada, que vai trazer risco de vida. Importante conscientizar a população para iniciar esse rastreio a partir dos 45, 50 anos”, explicou o urologista Rodrigo Amarante.
Estão à disposição, sem necessidade de agendamento, teste de PSA (somente para homens com mais de 45 anos que ainda não fizeram o exame este ano) e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites. Já os exames de ultrassonografia de próstata (via abdominal e transretal), do aparelho urinário, de bolsa escrotal, da região inguinal e da parede abdominal são todos com agendamento para pessoas que já têm solicitação médica e aguardam para fazer os exames.
Haverá também atendimento médico uma vez por semana para pacientes que apresentarem alteração em qualquer exame realizado na carreta.

Na primeira semana de ação, a carreta esteve na Praça dos Expedicionários. Foram 861 procedimentos, sendo 323 exames de imagens (ultrassonografias), 94 de PSA e 444 testes rápidos.
Preparo de Exame
PSA – não ter realizado atividade sexual ou ejaculado nas últimas 48h; não ter realizado exercício em bicicleta ou ergométrica nas últimas 48h; não ter andado de moto ou a cavalo nas últimas 48h; não ter realizado exame de toque retal nas últimas 72h; não ter realizado cistoscopia nos últimos cinco dias; não ter realizado ultrassonografia transretal nos últimos 15 dias; suspender biotinas e/ou suplementos à base dessa vitamina 72 horas antes do exame; não ter realizado biópsia de próstata nos últimos 30 dias.
Programação Carreta Movél Novembro Azul
13 a 18 de novembro – Praça Maria Salete Bento Cicaroni (Alameda São Caetano, 1687 – Santa Maria)
21 a 25 de novembro – Espaço Verde Chico Mendes (Avenida Fernando Simonsen, 566 – Cerâmica)
27 a 30 de novembro – Praça dos Imigrantes (Rua Benito Campoi, 67 – Olímpico)
Não haverá atendimento nos dias 15 e 20 de novembro, devido aos feriados.

Da Redação

Foto: Letícia Teixeira/Divulgação

Confira mais notícias em Portal Big ABC

Artigos Relacionados

Santo André promove ações educativas para conscientização sobre a hanseníase

Juliana Bontorim

Casa Ronald McDonald ABC realiza mês laranja em conscientização ao câncer infantil

Juliana Bontorim

Contra o câncer de pele, Dezembro Laranja tem exames gratuitos na região

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error