17.6 C
São Paulo
sábado, 15 jun, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Colunista Gabriela Freitas Eventos Principal São Bernardo do Campo

Onda Inclusiva: ONG promove 7ª edição do ‘Surf Eficiente’ para pessoas com deficiência

Idealizado pela ONG Adote um Cidadão, o Surf Eficiente chegou a 7ª edição e recebeu mais de 100 pessoas com deficiência para um dia de diversão em diversas praias do Brasil. “Inclusão e Emoção” são as palavras que marcam o Surf Eficiente 2021, que ocorreu na quinta-feira, 2 de dezembro, nas praias de: Peruíbe, Caraguatatuba, Ubatuba, Praia Grande, entre outras regiões.

Durante todo dia, os participantes contaram com aulas de surfe sob coordenação das escolas apoiadoras, como: a SUP Rema Forte e Remoterapia na Praia Grande, que ajudaram a realizar sonhos de muitos alunos em surfar e sentir o mar. O evento inclusivo ainda recebeu uma prancha doada, exclusivamente, pelo campeão mundial e primeiro campeão olímpico do surfe, Ítalo Ferreira.

“Nossa ideia é transformar o Surf Eficiente em um evento cada vez maior e mais inclusivo. A expectativa é de que o número de pessoas cresça a cada edição, com a realização em cada vez mais praias, até atingirmos toda a costa litorânea” explica o idealizador do evento e empreendedor social Antônio Carlos Veiga.

A 7ª Edição do Surf Eficiente contou também com a co-coordenação de Gabriel Toledo que se dedicou para deixar o ambiente adequado para receber todos os surfistas, que fizeram história no litoral paulistano. “Temos certeza que a cidade vai se tornar reconhecida, nacionalmente, por ser uma praia acessível e repleta de igualdade”, comentou.

Para o deficiente visual Jose Dílson, que participou de todas as edições, o Surf Eficiente é muito esperado pela comunidade atendida pela ONG. “Seguindo a tradição de anos anteriores, esse dia na praia é diferente e bastante agradável. Todos os envolvidos saem da rotina e compartilham momentos em contato com a natureza. É fantástico”, relatou.

O evento

O Surf Eficiente é realizado desde 2015, no Litoral Paulista, pela ONG Adote Um Cidadão. Além disso, o objetivo do criador é que a cada ano o evento cresça mais. A ideia surgiu com o sonho de um deficiente visual que queria conhecer o mar. A partir disso, foi realizado o 1º Surf Eficiente, aliás, contou com 15 PCDs que puderam apreciar pela primeira vez a sensação inesquecível de surfar.

O projeto ocorre toda primeira quinta-feira de dezembro, reunir escolas de surfe de todo Brasil para que possam se comprometer, através de responsabilidade social e proporcionar para cada vez mais pessoas com deficiência e/ou instituições a oportunidade de um dia especial no mar.

Sobre o Adote Um Cidadão: 

Fundado 1999 pelo Empreendedor Social Antonio Carlos Veiga, e pessoa jurídica de direito privado sob a forma de Associação sem fins lucrativos desde 2012, o Adote fundamenta-se nos princípios de solidariedade e de direitos previstos na Constituição Nacional, respeitando a liberdade e a individualidade de cada ser, promovendo o intercâmbio fraternal e despertando nas pessoas a corresponsabilidade do bem universal.

  • Conscientizar indivíduos do papel de agentes no processo de inclusão, integração e desenvolvimento social, econômico, político, cultural, ecológico, esportivo e educacional da sociedade;
  • Qualificá-los em condições para competirem de forma efetiva no mercado de trabalho, possibilitando interagir com as atuais mudanças geradas pela globalização, fortalecendo a iniciativa de buscar, com a mente aberta, novas ideias, novas direções e novos paradigmas.

 

Informações e fotos: Assessoria de Imprensa da ONG Adote Um Cidadão

Artigos Relacionados

Estudantes da EJA de Diadema relatam a própria história em livros

Juliana Bontorim

Profissionais de Odontologia conscientizam estudantes sobre saúde bucal

Juliana Bontorim

Instituto realiza jantar de posse da diretoria

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error