22.8 C
São Paulo
sábado, 2 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal Santo André

Paciente celebra aniversário de casamento em Centro Hospitalar Municipal de Santo André

Neste ano, a celebração do aniversário de casamento do aposentado Teodoro Del Carmen Senn Mendonza, de 79 anos, e da esposa Priscila Marlena Vasques Valdebenito, de 78 anos, foi marcada por amor, união e trabalho em equipe.

Internado no Centro Hospitalar Municipal (CHM) há uma semana, com diagnóstico de inflamação de pares de nervo craniano, o paciente apaixonado contou com ajuda dos profissionais da unidade hospitalar para organizar uma surpresa para a amada, com quem divide a vida há 51 anos.
Ansioso desde que acordou, a todo momento o aposentado mostrava fotos dos filhos e perguntava se a esposa já havia chegado. Para recebê-la, o quarto foi decorado com bexigas coloridas, instaladas próximas ao leito que Teodoro ocupa desde a última terça-feira (21).
Ao chegar no quarto para a habitual visita, a expressão de tristeza deu lugar a um sorriso espontâneo quando Priscila viu o marido. “Estava triste porque sempre saíamos para viajar, jantar ou dançar e nesse ano pensei que não teria nada disso. Fiquei muito emocionada e agradecida, porque eu nunca imaginei que poderia receber tanto carinho. Foi uma graciosa surpresa”, disse.
A emoção também tomou conta da equipe, que foi cúmplice na organização, dos filhos do casal, que participaram da celebração por meio de chamada de vídeo, e dos outros pacientes que dividiam o quarto com o senhor Teodoro.

Paciente celebra aniversário de casamento
Com os olhos cheios d’água com a chegada da esposa, Teodoro entregou flores e chocolate para a companheira. O momento foi marcado ainda com um bolo preparado pela equipe de nutrição do hospital. “Eu estou emocionado, feliz e agradecido pelo momento. Minha amada, minha companheira me apóia tanto, trabalhando todo dia, sou grato a ela e aos nossos filhos”, comentou Teodoro.
Há 43 anos no Brasil, o casal chileno veio para o país em busca de trabalho e desde então se divide entre a cidade Concepción, localizada a 600 quilômetros de Santiago, e Santo André. A união resultou no nascimento de três filhos, de 50 anos, 48 anos e 42 anos, uma neta e uma bisneta. “Eu tinha 22 anos quando eu o conheci. Eu estava no ônibus, tinha pouca gente, o ônibus estava indo embora e ele entrou correndo, sentou do meu lado, puxou assunto e estamos juntos até hoje”, lembra a esposa.

Humanização – Unindo acolhimento, cuidado e humanização, constantemente os equipamentos municipais de saúde realizam ações para aproximar e fortalecer o vínculo entre paciente e profissional, onde um elo é formado durante a permanência no local. “Ele acordou e logo nos falou que hoje era aniversário de casamento. Não é comum o paciente prestar homenagem para a visitante, geralmente é o contrário, e ele estava todo contente pedindo ajuda para comprar flores e chocolate para ela. Nos sensibilizamos e organizamos tudo com muito carinho” explicou a coordenadora de enfermagem da clínica médica Juliane Gentili Cherit.

Da Redação.

Imagens: Alex Cavanha/PSA

 

Artigos Relacionados

Shopping andreense recebe Museu do VideoGame Itinerante

Juliana Bontorim

Pelle & Capelli anuncia fusão das unidades de Santo André e São Caetano

Juliana Bontorim

Faculdade de Direito integra seleto grupo de edição do Prêmio Innovare

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error