20.5 C
São Paulo
sexta-feira, 24 maio, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Cidades Colunista Gabriela Freitas Principal São Bernardo do Campo

Pais e professores protestam contra fechamento de colégio tradicional no Grande ABC

Na semana em que celebra-se o Dia Internacional da Educação, 24 de janeiro, o tradicional Colégio Metodista de São Bernardo do Campo, localizado no Rudge Ramos, encerrou as atividades, de acordo com pais, professores e funcionários, de forma abrupta e sem aviso prévio. Após quase 37 anos de atividades, a direção comunicou os corpos docente e discente sobre o fechamento da escola, apenas uma semana do início do ano letivo. 

O Portal Big ABC entrou em contato com pais de alunos que estavam matriculados em 2022 para entender a situação urgente da educação. Segundo informações coletadas, a princípio antes do comunicado oficial de encerramento, os dirigentes informaram que outro colégio iria assumir a Metodista são-bernardense, porém em reunião realizada no início desta semana, os possíveis novos gestores voltaram atrás alegando que não poderiam cumprir a gestão da instituição. 

Em nota oficial, publicada no site, o colégio agradeceu “a confiança e, principalmente, a parceria de familiares e estudantes durante toda a sua trajetória. Com a suspensão das atividades, informamos que realizaremos atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, para auxiliar as famílias dos estudantes neste momento de transição e com os trâmites necessários.” 

Segundo Isabel Costa, avó da Letícia de 9 anos, que cursaria o 4º ano, e Davi de 5 anos, do Ensino Fundamental, ainda em novembro do ano passado, o colégio realizou a rematrícula dos estudantes com a promessa de ajustar algumas falhas ocorridas e continuar com o ensino de qualidade. 

“A direção pediu um voto de confiança de todos nós para 2022. Minha filha também já havia comprado o material didático e uniforme dos meus netos, que, aliás, já recebemos”, afirmou.

Apesar da nota oficial alegar auxílio para que os estudantes possam encontrar outra escola, Leonor Ferreira Carmacio Octavini,  filha de Isabel e mãe de Letícia e Davi, diz que terá de ‘correr’ para conseguir matricular os filhos em outro local. “Nós sabíamos da crise financeira do colégio, mas não esperávamos o encerramento tão rápido, após garantirem a continuidade. Eu não estava preparada para procurar outra escola, porque meus filhos amavam estudar no colégio Metodista e hoje tive que voltar lá para pegar os documentos de transferência. Sabemos que é difícil para nós pais, mas o que mais dói é saber da perda de emprego de tantos professores e funcionários que atuavam lá há tantos anos. O clima é de velório, se posso explicar em palavras”, comentou Leonor.

Com a situação emergente, pais e professores reuniram-se e formaram um grupo no Facebook para discorrer sobre as novas informações e debater os próximos passos, por meio da seguinte mensagem: “Pais perdidos sobre o fechamento do Colégio Metodista de São Bernardo, em 2022. Não foi falado nada para nós, queremos nos organizar para termos uma solução decente e um esclarecimento sobre tudo isso”, compartilharam na descrição do debate virtual no Facebook.

Agora todos estão em uma verdadeira corrida contra o tempo para encontrar uma instituição que aceite matricular os filhos, funcionários que precisam de outro emprego e professores em busca de novas aulas, mas todos dividem o mesmo desejo de respostas e ressarcimento de valores pagos ou trabalhistas. 

Em contrapartida, a assessoria do Colégio Metodista entrou em contato com a redação do Portal Big ABC e enviou a seguinte nota de esclarecimento, confira!

 

“O Colégio Metodista de São Bernardo do Campo suspendeu suas atividades. Todo apoio escolar e administrativo está sendo prestado às famílias e aos alunos, para que possam prosseguir regularmente com seu ano letivo em outras instituições.

A escola pertence à Educação Metodista, que, em abril de 2021, entrou com pedido de Recuperação Judicial no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS). Com a decisão favorável da justiça, o Grupo garantiu proteção judicial para a manutenção de todas as suas operações, dando início a um processo de reorganização interna e de elaboração de um plano de recuperação que já estava em fase avançada.

No entanto, em novembro de 2021, a Educação Metodista foi surpreendida por uma decisão liminar do STJ contrária à Recuperação Judicial, que paralisou o processo de reorganização da instituição. O grupo já recorreu e aguarda o julgamento do recurso. A Educação Metodista acredita que a Recuperação Judicial é o caminho para reestruturar suas instituições de ensino e dar continuidade a suas atividades educacionais.”

*Ainda estamos apurando as informações para mais detalhes sobre a situação do Colégio Metodista, em São Bernardo do Campo*

 

Se você tem outras denúncias das setes cidades do ABC, entre em contato com Portal Big ABC para que possamos cumprir com a prestação de serviço de excelência para população. Whatsapp (11) 95259-4843 ou pelo e-mail: contato@portalbigabc.com.br

Foto destaque: SINPRO ABC

Foto texto: site Colégio Metodista, SBC

Artigos Relacionados

Moeda Pet troca material reciclável por ração em sistema drive-thru

Juliana Bontorim

Moradores contam histórias em projeto que visa preservar memória da Vila de Paranapiacaba

Juliana Bontorim

ACISA entrega itens arrecadados em campanha solidária

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error