23.4 C
São Paulo
quarta-feira, 28 fev, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal Santo André

Palestras nos hospitais municipais de Santo André ressaltam Novembro Azul

O Centro Hospitalar Municipal e o Hospital da Mulher de Santo André realizaram na segunda-feira (21) palestras sobre o câncer de próstata. Ações fazem parte da programação do Novembro Azul e reuniram cerca de 100 profissionais dos dois equipamentos.
A Palestra “Câncer de próstata, diagnóstico precoce e tratamento” foi ministrada pelo Professor Dr. Fabio Ferro Rodrigues. Ele é coordenador do serviço de urologia do Centro Hospitalar Municipal e também professor assistente da disciplina de urologia da Faculdade de Medicina do ABC.
Após a palestra, houve show do rapper Arnaldo Tifu. Além disso, os profissionais participaram de sorteio de brindes.
No Hospital da Mulher houve a palestra “Câncer de Próstata” apresentada pelo enfermeiro André Bustamante Rubio. A iniciativa contou com a parceria da Associação dos Voluntários da Saúde de Santo André. Esta, dessa maneira,  proporcionou para os participantes momentos de relaxamento com auriculoterapia, massagem, reiki e meditação guiada.

Conscientização

“Esses eventos temáticos nos ajudam a relembrar a população de atividades de cuidado que a gente precisa praticar com o nosso corpo e acabamos esquecendo no dia a dia. Outubro Rosa, Novembro Azul e Dezembro Vermelho nos relembram que precisamos olhar e cuidar do nosso corpo, no contexto geral”, pontua o diretor geral da Rede de Atenção Hospitalar andreense, Victor Chiavegato.
O câncer de próstata tem 90% de chances de cura se houver diagnóstico precoce. Fazer exames preventivos para checagem do PSA periodicamente é a melhor maneira de identificar a doença.
Mais atividades acontecerão ao longo do mês. Entre elas, palestras, apitaço, rodas de conversa e até tendas montadas na frente das unidades para abordar homens que fazem parte do grupo de risco, ou seja, entre 55 a 69 anos ou acima de 40 que já tenham casos de câncer de próstata na família. Além disso, todas as 34 unidades de saúde da cidade estão realizando o exame de PSA, no qual colhe-se uma amostra de sangue que pode detectar o câncer de próstata mesmo antes de surgirem os primeiros sintomas.

Da Redação
Foto: Helber Aggio/PSA

 

Artigos Relacionados

Colégio andreense participa de torneios de handebol na Europa

Juliana Bontorim

Com “Dia de Princesa”, entidade de município contribui para tranformação social

Juliana Bontorim

Equipe Ambiental resgata tartaruga abandonada

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error