Desde 6 de maio, a Prefeitura de Santo André realiza testagem em massa para diagnóstico da Covid-19, em mais uma etapa de combate à pandemia na cidade. Os testes rápidos são direcionados apenas a profissionais da saúde, segurança e de outros serviços essenciais, como mercados, postos de combustível, farmácias, limpeza pública, entre outros.
Cumprindo com o compromisso em trazer informações do ABC, a jornalista Juliana Bontorim divulgou em suas redes sociais que, neste sábado (6), realizou a testagem rápida que detecta o coronavírus. O público interagiu com perguntas sobre a ação andreense, por isso, reunimos as principais respostas para compartilhar com vocês.
A testagem rápida remete o diagnóstico de quem está com o vírus ativo, quem já teve contato com o vírus e quem nunca teve contato, portanto é negativo.
A iniciativa
Todos os testes são realizados, exclusivamente, com agendamento prévio, realizado pela Prefeitura em parceria com associações e sindicatos que representam cada categoria. Por dia, cerca de 600 pessoas passarão por avaliação.
Os exames estão sendo feitos em sistema drive-thru no estacionamento do Grand Plaza Shopping, parceiro da iniciativa. Os trabalhadores não precisam sair do carro e recebem o resultado em cerca de 30 minutos.
“Os testes serão de suma importância para darmos prosseguimento nesta guerra contra o novo coronavírus. Conseguiremos mapear estes serviços fundamentais na cidade e assim continuar o diálogo com a população de forma transparente e com fundamentos nas tomadas de decisões. Segue sendo muito importante ficar em casa e utilizar máscara caso seja muito necessário sair”, enfatizou o prefeito Paulo Serra.
A ação

O procedimento é um serviço público municipal, por isso, não é necessário pagar para efetuar a testagem. Além disso, apenas profissionais considerados da linha de frente, como atendentes de farmácias, postos de gasolina, padaria, segurança pública, saúde pública, dentistas, porteiros, zeladores, entre outros poderão realizar o teste.
Para o atendimento é preciso preencher o formulário. Para mais informações entre em contato com a Prefeitura de Santo André.
Texto: Assessoria de comunicação Santo André