24.5 C
São Paulo
domingo, 10 dez, 2023
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal Santo André

Procon andreense inaugura posto de atendimento em sede própria

O Procon de Santo André inaugurou na quarta-feira (10) sua nova sede, próximo ao Fórum Municipal e ao prédio do Executivo. O órgão funcionava antes em um prédio alugado na rua Arnaldo e agora passa a atender em espaço próprio na avenida José Caballero, 143, no local que abrigava o Posto de Atendimento do Semasa.

“A questão da acessibilidade deste novo prédio e a continuidade na racionalização do uso do dinheiro público a partir do programa permanente de redução de aluguéis em imóveis são fundamentais para a continuidade do atendimento deste equipamento que melhora a vida de muita gente em Santo André. Nos últimos cinco anos foram R$ 500 mil pagos no antigo imóvel. A mudança garante uma economia importante em uma gestão racional e eficiente, oferecendo um serviço de qualidade gastando menos”, destacou o prefeito Paulo Serra, ao lembrar dos tempos em que estagiou no Procon da cidade no departamento de Assistência Judiciária e Defesa do Consumidor.

Na ocasião, a diretora do Procon de Santo André, Doroti Gomes Cavalini, fez um agradecimento especial aos servidores do órgão de defesa do consumidor. “Parabéns a todos pela excelência do trabalho realizado e reconhecido pela nossa população, com atendimento e conciliações na proteção e defesa do consumidor em mais de 80% das demandas atendidas nos mais de 12 mil atendimentos anuais. O aprendizado durante toda esta jornada é imensurável e este novo espaço conquistado nesta gestão nos traz muito orgulho, pois demonstra compromisso na prestação de serviço com a população andreense, que se estende ao atendimento on-line e ainda ao atendimento itinerante nos pequenos centros comerciais da cidade, levando educação para o consumo”.

Durante a inauguração, Doroti mencionou outros projetos que o órgão irá realizar. “Teremos o Procon Ambiental, em parceria com o Semasa, Delegacia Ambiental e Fundação Procon São Paulo e a participação no Núcleo Especial Criminal (Necrim), quando passaremos a fazer audiências criminais nas relações de consumo”, completou.

Serviços

Os atendimentos on-line do Procon Santo André devem ser encaminhados pelo e-mail procon@santoandre.sp.gov.br.  Já o presencial é realizado de segunda a sexta, das 10h às 16h, mediante agendamento pelo link www.santoandre.sp.gov.br/agendamento. Os munícipes podem entrar em contato ainda pelo número 3356-9200.

A sede do Procon de Santo André dispõe de um Núcleo de Inclusão Digital, espaço que tem como objetivo orientar munícipes a utilizar meios digitais como ferramentas para solução de demandas de consumo, em especial por meio da plataforma consumidor.gov.br. O projeto é acessível a todos consumidores do município.

Os munícipes de Santo André ainda têm à disposição mais uma ferramenta gratuita para registrar reclamações e tirar dúvidas relacionadas ao consumo. O procedimento pode ser feito a partir de um aplicativo para celular, com o nome “Procon Santo André” disponível nos sistemas Android e iOS, e também pode ser acessado por meio do link https://app.vc/proconsantoandre, sem a necessidade de fazer download.

O Procon de Santo André, por meio de um convênio firmado pelo Procon-SP e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), desde setembro deste ano, conta também com a doação de um Renault Kwid. O veículo é utilizado exclusivamente nas atividades do Procon municipal, no desenvolvimento das atividades de orientação e atendimento ao consumidor, bem como na fiscalização do mercado de consumo.

Procon

O Procon Municipal de Santo André é um órgão administrativo que tem como objetivo promover ações para educação, proteção e defesa do consumidor. Qualquer cidadão pode procurá-lo quando tiver demandas envolvendo uma relação de consumo, ou seja, problemas provenientes da relação entre fornecedores (quem fornece produtos/serviços) e consumidores (quem adquire produtos/serviços).

O Procon atua como ponte entre consumidor e o fornecedor na resolução de conflitos que ocorram nas relações de consumo, atendendo reclamações que vão desde uma mercadoria defeituosa, até o recebimento de cobranças ilegais.

 

 

Texto: Caroline Terzi
Fotos: Angelo Baima e Helber Aggio

 

 

 

Artigos Relacionados

Cidade do Grande ABC estende horário de funcionamento no Dia dos Namorados

Juliana Bontorim

Munícipes recebem descontos para renegociação de dívidas

Juliana Bontorim

Fundo Social de São Caetano abre inscrições para cursos profissionalizantes

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error