21 C
São Paulo
quinta-feira, 17 out, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal

Programa Social da COOP contribui para projeto educacional em instituição beneficente

Mais de 319 instituições foram beneficiadas por Programa Social da COOP

Com a solidariedade dos cooperados, a Coop atua com o intuito de ajudar pessoas através do seu Programa de Apoio às Entidades. Lançado há 20 anos, já beneficiou projetos de 319 instituições sociais com recursos de R$ 6,7 milhões.
Em 2022, uma das beneficiadas pelo programa, que compõem a plataforma de responsabilidade no pilar Coop Faz Bem Pra Comunidade, foi a Instituição Recanto da Tia Célia, localizado na cidade de Mauá. Dessa maneira, conseguiu viabilizar a montagem de uma cozinha utilizada na capacitação de mulheres para a geração de renda.
O aporte de R$ 31 mil contribuiu para a compra de móveis, armários, mesas de inox e forno industrial utilizados para as aulas de panificação e confeitaria, dois cursos dos vários outros que integram o projeto Dona de Mim, dirigido às mulheres em situação de vulnerabilidade social, muitas delas vítimas de violência doméstica.
Além das oficinas de panificação e confeitaria, a instituição promove às mulheres cursos de corte-costura, manicure, trancistas, artesanato, designer de sobrancelhas e informática.
Ao todo, 217 mulheres estão integradas no projeto, que já capacitou outras duas centenas delas da comunidade. O Dona de Mim teve lançamento ao longo da pandemia da covid-19, quando a instituição passou a receber grande demanda por cestas básicas e demais pedidos de assistência, inclusive, de acolhimento por conta de casos de violência doméstica.

Capacitação

A solução encontrada pela instituição foi trabalhar no empoderamento feminino por meio da capacitação. Sendo assim, dando oportunidade às mulheres de gerar renda com a venda de seus produtos e serviços, além de conquistar vaga no mercado de trabalho. Dessa forma, a autonomia financeira supriria as necessidades e, também, levantaria a autoestima e confiança para romperem com o ciclo da violência dentro de casa.
Dessa maneira, trata-se apenas de parte do trabalho desenvolvido pelo Recanto Lar da Tia Célia, instituição fundada em 1999 por Célia Maria da Silva, mãe de oito filhos. Ao chegar à comunidade do Jardim Ipê decidiu acolher as crianças, montando uma creche comunitária em sua própria casa.
Saiba mais sobre a Coop no site: https://www.portalcoop.com.br

Da Redação.
Imagem: Divulgação.

Artigos Relacionados

Cidade lança projeto para cuidado da saúde bucal de idosos

Juliana Bontorim

Live solidária com artista arrecada 30 toneladas de alimentos

Juliana Bontorim

Empresa especialista em locação de objetos decorativos comemora 4 anos em Santo André

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error