24.1 C
São Paulo
quarta-feira, 22 maio, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Life Style Principal

Programa Viela Pet Parque transforma espaços em oportunidades de lazer

A Prefeitura de São Bernardo lançou nesta sexta-feira (25/06) o programa Viela Pet Parque. Inspirada no sucesso dos programas Praça-Parque e Arena Parque, a ação pretende transformar espaços de passagens que, normalmente, são utilizados de maneira inapropriada e que trazem muitos transtornos para os moradores. O prefeito Orlando Morando, acompanhado do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, entregou a primeira unidade na Rua Engenheiro Isaac Garcez, no Rudge Ramos. A ação também contou com a presença de vereadores da cidade.

“A união dos moradores com o poder público viabilizou este espaço que, antigamente, era um local de descarte de entulhos e que trazia muita dor de cabeça para os moradores. A exemplo dos programas Praça-Parque e Arena Parque, tenho a certeza de que o Viela Pet vai se tornar um ponto de encontro e de recreação para toda a comunidade”, disse.

DEPOIMENTOS

O fotógrafo Ricardo Bego Mantoan, 34 anos, tutor da cachorra Juju, aprovou a iniciativa. “Achei maravilhoso ter um espaço tão bacana ao lado de casa. Às vezes ia até a Praça-Parque Indu Rovai, mas como era mais afastado daqui, não ia com muita frequência. Agora, poderei passear todos os dias com a minha pet”, afirmou.

Entre as melhorias está a implantação de playground, academia ao ar livre, espaço pet, papeleiras, nova iluminação, pintura geral e a criação de um jardim misto composto por canteiros de flores diversas, mudas de café e mudas de palmeira. A execução das obras foi feita pelos moradores com o apoio dos profissionais do Departamento de Parques e Jardins. Também foram feitas melhorias na Praça Londres, ao lado da Viela Pet Parque, com a troca da iluminação e poda das árvores.

SUGESTÃO DA COMUNIDADE

O vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, destacou a importância da comunidade nesse processo. “A ideia de transformar a viela em um espaço para animais de estimação surgiu a partir da sugestão de Simone Vilhena, moradora do condomínio ao lado da primeira Viela Pet Parque da cidade. Ela enviou uma mensagem para a deputada estadual Carla Morando, que intermediou o contato com nossa secretaria”, disse.

PROGRAMA PRAÇA-PARQUE

Desde o início de 2017, a Prefeitura já reformou ou implantou 45 espaços no modelo Praça-Parque, contemplando os bairros Assunção, Silvina, Alvarenga, Baeta Neves, Centro, Rudge Ramos, Demarchi, Planalto, Taboão, Jardim do Mar, entre outros. Ainda com o objetivo de garantir áreas de lazer à população, a Administração também desenvolve o programa Arena Parque, que já soma 21 espaços com quadra de futebol society, quadra de basquete street e pista de skate.

 

Texto: Kati Dias
Fotos: Gabriel Inamine/PMSBC

 

Artigos Relacionados

Seu Jorge traz repertório para andreense Win Shows

Juliana Bontorim

Colégio integra Campanha do Agasalho 2021

Juliana Bontorim

Blocão dos pets agita Parque Celso Daniel

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error